terça-feira, 27 de maio de 2014

A confissão como cura- Segundo mandamento

Dando continuidade na postagem da confissão como um meio de cura, hoje eu li no final das páginas da Bíblia católica edição Ave Maria, sobre a confissão.
Fica escrito no índice doutrinal. 
Diz assim: A palavra " confessar " no Antigo Testamento apresenta três significados: louvar a Deus, engrandecer os dons de Deus, reconhecer as próprias faltas. 


Deus nos permite pelo sacramento da confissão reconhecer nossas faltas e também reconhecer a grandeza de sua misericórdia, digna de todo louvor.
Quem tem tamanho poder, de verdade para nos perdoar, nos salvar e nos libertar de tantos males que carregamos? 
Só Deus na sua infinita misericórdia.
E Ele faz acontecer grandes graças em nossa alma por meio da confissão.


A graça da confissão por meio da igreja, nos faz libertos de muitas coisas e também do mal que sempre quer atingir a igreja e os seus fiéis que somos nós.Mas Jesus mesmo disse:
" Eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus ".( Mateus 16,18-19)


Vamos confiar nesta palavra que Deus promete ligar e desligar.
Vamos pedir a Ele que retire de nós, desligue os males que reconhecemos em nós e não queremos mais e pedirmos humildemente que nos cure das doenças que muitas vezes vem por causa de nossos pecados, dos pecados da humanidade e de nossos antepassados.
Que a misericórdia de Deus toque em nós!

Vamos fazer o exame de consciência a partir do SEGUNDO MANDAMENTO:

NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO

- Falo o nome de Deus à toa?
-Roguei praga?
-Jurei falso?
-Cumpri promessa?
-Blasfemei?

" Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom.
Meu Jesus, Misericórdia. "


sexta-feira, 23 de maio de 2014

A confissão como um meio de cura

Oi queridos amigos e amigas. Hoje fui tocada a partilhar com você sobre o sacramento da confissão. A confissão é um meio de cura para nós. Quando eu estava doente,com o pânico e comecei a frequentar de novo o grupo de oração da Renovação Carismática Católica, eu fui orientada a me confessar. Fazia um tempo que eu não me confessava mesmo e até tinha perdido a noção do que era problemas emocionais e o que era pecado. Então passei a me confessar uma vez por semana, na ocasião da doença. Cada vez que eu sentia que algo estava errado comigo, eu procurava um sacerdote e me abria. Graças a Deus , recebi muitas graças através da confissão, porque eu era muito tímida e calada quando se tratava de falar da minha vida, da minha intimidade. E comecei a me abrir e a falar da minha pessoa, das minhas dificuldades, das minhas misérias e cada padre que me ouvia , me orientava com muito carinho, muita atenção e acima de tudo me fazia discernir o que era pecado e o que era problemas emocionais. Os pecados eram perdoados no ato da confissão e meus problemas eu ia descobrindo pela luz do Espírito Santo e buscando em mim a clara visão de que eu precisava de cura interior, de uma ajuda no emocional. Foi muito bom!




Não é fácil fazer confissão. Eu achava complicado. As vezes dava até dor de estômago, mas eu ia. Não é fácil se abrir ao outro. Mas as vezes acabamos falando de nossas vidas a qualquer pessoa sem conhecer de fato se ela tem condições e conteúdo emocional para nos ouvir, nos orientar e nos ajudar.
E o sacerdote além de seus estudos para orientar o povo de Deus, recebeu no dia de sua ordenação, a unção nas suas mãos, com o óleo ungido, onde Deus delegou a ele o poder de ser o mediador para nos perdoar quando coloca a estola sobre nós e traça o sinal da cruz nos perdoando.

Jesus após a sua morte, ressuscitou e apareceu aos discípulos e disse:
" Recebei o Espírito Santo.Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhe serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos " João 20,22-23.

 Eu creio no meu Deus, na minha igreja e nas palavras de Jesus. Eu creio na confissão como um sacramento.
Um sacramento de cura. E porque de cura? Para mim foi por dois motivos:
Quando falamos de nós, nos abrimos a uma graça da mudança, e falar é um gesto  muito curador. Quantas pessoas ficam com coisas vamos dizer assim entaladas na garganta e sofre emocionalmente por isto?
Dizem que aqueles que falam na hora o que pensam tem uma saúde melhor. De certa forma sim, pelo menos não guardam mágoas e rancores. A dificuldade deles é falar o que pensa em hora errada muitas vezes, machucando os outros.
Mas falar é curador. Quando desabafamos alguma coisa, nos sentimos emocionalmente melhor.
E eu falava dos meus medos, do pânico e muitas vezes a palavra do sacerdote era certa naquela semana para combater o meu medo. Era a luz do Espírito Santo iluminando esta área do meu cérebro. Eu sentia isto!
 E ouvir também. Precisamos ouvir palavras de ânimo, de conselho, de direção espiritual. Não somos capazes de acertar tudo e sempre. Se pensarmos assim nos tornamos fechados e doentes. Deus distribuiu sabedoria a muitos homens que por ela nos completam e nos ensinam a viver. Quanto mais um sacerdote.
E Também a confissão nos cura nas doenças espirituais. A falta de fé, o desânimo, a preguiça, e tantos outros sintomas que nos afastam da vida de oração e de uma vida cristã nos faz doentes na alma.Muitos tem paralisia na alma. São mornos ou frios, insensíveis as coisas de Deus e as virtudes cristãs. Precisamos de cura também nestas áreas. Quando nos confessamos, estamos ali dispostos a viver uma nova vida espiritual, longe do pecado e das ciladas do demônio sobre nós.


Hoje eu me organizo para me confessar uma vez ao mês. 
Para me orientar eu faço meu exame de consciência usando também alguns livros que contém em detalhes as atitudes erradas que podemos estar cometendo a partir dos 10 mandamentos deixados por Deus e dos mandamentos da igreja. Nos ajuda muito!
Mas de todo este processo o mais importante é você se abrir verdadeiramente.
Não faça confissões mal feitas, da boca pra fora, sem nenhuma vontade de mudar de verdade. Não use mal este sacramento.
Porque Deus sonda nossos corações.
É muito ruim ir ao seu pai, olhar nos olhos dele, dizer alguma coisa com o coração cheio de mentiras. Você se sentiria bem?
Faça com sincero arrependimento e grande vontade de mudar e realmente busque depois forças para mudar os comportamentos que te fazem pecar.
Na palavra tem muitos versículos que falam disto: se arrepender com sinceridade, fugir das ocasiões de pecado, de pessoas que te levam a pecar, de coisas, lutar com todas as suas forças e pedir junto a graça do Espírito Santo para se manter firme na promessa que você fez a Jesus na confissão de não mais pecar naquela situação.
Uma mudança de vida pela confissão nos cura muito, porque nos tira do caminho das paixões desordenadas, dos apegos, dos vícios, das mentiras que falamos para nós mesmos, para a vida e para os outros.
É saúde para a sua alma.



Quer se confessar?
Vou transcrever aqui as meditações para você fazer a partir dos mandamentos da Lei de Deus.
Leia com carinho e reflita, se alguma coisa está errada com você neste ponto e se estiver, procure um sacerdote e recomece a sua vida!
Você se sentirá bem melhor e será um grande passo para a sua cura emocional também. Vamos começar com o primeiro mandamento:

1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS:

-Duvidei da existência de Deus ou abandonei a minha fé?
-Que importância dou para a oração?
-Rezei todos os dias?
- Procurei aprender algo mais sobre a minha religião?
Me ocupei com leituras contrárias a minha fé?
Zombei da religião ou de seus ministros?
Desconfiei da misericórdia de Deus?
Queixei-me da sua providência nas doenças, na pobreza ou nos sofrimentos?
Frequentei reuniões, cultos ou organizações contrárias à minha fé como espiritismo, umbanda, saravá, batuque, cartomantes, magia, benzedeiras, adivinhos, maçonaria ou acreditei em horóscopos?
Coloquei acima de Deus as coisas do mundo, como riqueza, poder e fama?
Adorei a Satanás?
Acredito na reencarnação?
Comunguei com pecados graves?
Murmurei?

 ( Preparando minha confissão) Pe. João Pedro da Silva Peres



 Peça perdão sincero a Deus, mostre arrependimento por ter errado e faça o propósito de lutar contra o mal e as tentações e de se corrigir.
Coloque sua confiança em Jesus e não se deixe levar por complexo de culpa ou de auto-condenação. 
Jesus te ama e quer te amar também te libertando de tuas fraquezas e misérias pelo sacramento da confissão.

Oração:

Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia.

Na próxima postagem, meditaremos o segundo mandamento.
Força na caminhada e serás feliz!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Oração para aumentar a confiança em Deus!

Uma das tentações que o cristão é constantemente atacado é a falta de confiança em Deus. Deus deixa claro em toda as Suas palavras que Ele é, Ele faz, Ele tudo pode, Ele tem o poder e a quem a Ele recorre não ficará confundido, não ficará desamparado, não ficará sem resposta. Mas sempre vem a nós a pergunta: Será mesmo?

 E ela aparece quando? na hora do pior problema, na pior dor, na crise, quando achamos que não conseguimos se libertar de nossos pecados, manias, paixões mundanas, doenças dificieis...


Somos assim. Mas um dia li num trecho bíblico que Deus se entristece quando um homem não confia nele. 
Quando não confiamos, naturalmente desconfiamos de alguém ou de algo,certo?
 E o que é desconfiar? É ficar com uma incerteza, um pé atras com as atitudes, as palavras, os gestos , as ações de certas pessoas porque sentimos  nela incoerências, percebemos mentiras, vimos maldades, ou até fomos vítimas de infidelidades, maus tratos que faz nosso coração se fechar  e não confiar mais.
Só mudamos esta posição quando existe um sincero perdão por parte de quem nos ofendeu e uma mudança de atitude. Porque mesmo que uma pessoa venha pedir perdão com suas palavras, ainda assim ficamos observando, analisando se ela está de fato mudando seus gestos para não nos magoar mais naquela situação. Ainda existe uma desconfiança, que só o tempo dirá se mudou ou não. 



 Estamos divididos da certeza, da verdade e daquele gesto que a confiança traz: conhecimento absoluto e profundo sobre aquela pessoa ao ponto de ter certeza que posso confiar nela, sei que ela não vai me decepcionar, sei que ela não vai me trair, sei que ela não vai me desamparar. Se somos assim com pessoas que exalam certeza, caráter, boa índole, verdade, boa moral, quanto mais a Deus que é todo Verdade, que é todo Amor, que Dele só vem coisas boas e certas?




E quando a desconfiança de que Deus não pode ou não quer nos ajudar entra em nossos corações, fica difícil a ação de Deus em nós, não por Ele, mas por nós mesmos que estamos divididos da certeza,de que Ele é bom sempre,que Ele nos Ama incondicionalmente e quer agir com sua bondade eterna em nossa vida.
Como desconfiar de um Deus que jamais nos trai, jamais mente, jamais comete infidelidades, jamais machuca, jamais maquina no seu coração maldades, jamais tem pensamentos ruins para com a sua criação?
Que eu saiba quem mente, trai, traz confusão, discórdia, tristezas ou é as maldades que sai de nós mesmos ou as tentações do demônio sobre nós que aceitamos.
Não podemos ver em Deus o que vemos nos homens.
Tem uma outra passagem Bíblica que Deus diz:
Eu sou Deus e não um homem!
E quando se fez homem através de Jesus foi para mostrar que podemos ser homens cheios de amor, de verdade, de justiça, de santidade.
Jesus foi homem, se encarnou, mas era Deus,na carne humana Dele brilhava a santidade. E na Bíblia diz: Já não sou eu, mas é Cristo que vive em mim?
Jesus nos mostrou que é possível ser um homem santo.
E sabemos que aqueles homens que buscam de verdade este caminho, lutando e combatendo pela oração, pelo jejum, pelas mortificações e outras práticas, começam de fato a trilhar um caminho de santidade e sentimos paz ao confiar nestas pessoas, nas sua palavras, nas suas ações, porque vemos que elas agem como elas falam, a vida dela é testemunho de que realmente Cristo vive nela ou nele.
Se buscamos conhecer os homens para chegar a ter certeza de que aquela pessoa jamais vai nos decepcionar, trair, mentir ou nos machucar, quanto mais conhecer as atitudes de Deus para conosco.
Deus é bom e Dele só vem coisas boas!




Então eu convido você a orar hoje a Deus para aumentar ou até trazer de volta a sua confiança absoluta em Deus.

O Salmo 61 na Bíblia Ave Maria traz a oração:
Confiança absoluta
Vamos rezar com esta passagem:

Só em Deus repousa minha alma,
só dele me vem a salvação
Só ele é meu rochedo, minha salvação;
minha fortaleza: jamais vacilarei.

Até quando, juntos, atacareis o próximo para derribá-lo
como a uma parede já inclinada, como a um muro que se fendeu?
Sim, de meu excelso lugar pretendem derrubar-me;
eles se comprazem na mentira.
Enquanto me bendizem com os lábios, amaldiçoam-me no coração.

Só em Deus repousa a minha alma, é dele que me vem o que eu espero.
Só ele é meu rochedo e minha salvação
minha fortaleza: jamais vacilarei.
Só em Deus encontrarei glória e salvação.
Ele é meu rochedo protetor,
meu refúgio está nele.

Ó povo, confia nele de uma vez por todas;
expandi, em sua presença, os vossos corações.
Nosso refúgio está em Deus.

Os homens não passam de um sopro, e de uma mentira os filhos dos homens.
Eles sobem na concha da balança, pois todos juntos são mais leves que o vento.
Não confieis na violência, nem espereis vãmente no roubo;
crescendo vossas riquezas, não prendais nela os vossos corações.

Numa só palavra de Deus compreendi duas coisas:
A Deus pertence o poder,
ao Senhor pertence a bondade.
Pois vós dais a cada um segundo suas obras.



Senhor Jesus, nós te louvamos por esta palavra hoje e peço a graça de confiar mais em vós Senhor. Que eu nunca desconfie do Seu poder, da Sua bondade, do Seu amor. Que eu nunca compare a bondade dos homens com a Sua. É como diz na palavra:  o Senhor pode ajuntar " todos os homens do mundo " numa balança e ainda assim seriam mais leves que o vento que o Senhor criou, quanto mais diante de Sua presença!
Mesmo que minha vida esteja como este muro inclinado, passando por brechas, fendas e tribulações eu quero confiar em vós que reconstrói os muros do que confiar em homens que se aproveitam de nossas fraquezas e nos empurram para terminarmos de cair no chão, como acontece com um muro prestes a cair. 
Quem de verdade quer o meu bem? Só o Senhor porque a palavra diz que a bondade pertence ao Senhor. Falamos que somos bons mas nem sempre somos bons, mas o Senhor sempre é bom, em ti mora sempre a bondade.
A palavra diz para não confiar na violência dos homens, na maldição de seu coração, nas palavras enganosas, nos seus roubos e mentiras, mas confiar somente em vós, que é o lugar de repouso para minha alma.
Eu preciso hoje Senhor deste repouso em minha alma.
Dai-me esta graça de repousar em Ti. De acalmar minhas dores, meus sintomas de medo da vida, das pessoas, dos problemas que elas causam e tantas vezes eu também causei a elas.
Muitas vezes tenho medo até de mim mesmo, daquilo que posso fazer com a maldade, a mentira, e tantas outras coisas.
Perdoai Senhor nossos comportamentos de insegurança.
Posso até me sentir insegurança diante dos homens, mas de Ti jamais!
Quero me sentir segura diante de vós, porque o Senhor não nos condena.

Obrigado Senhor pela Tua presença!
Que eu  busque a Ti sempre e cada vez mais em qualquer circunstância, em qualquer situação e proclame sempre: Jesus em tudo na minha vida, eu confio em vós!
Amém.


CONHEÇA O MEU CANAL DE ORAÇÕES CATÓLICAS CLICANDO AQUI