terça-feira, 24 de novembro de 2015

Jesus, o Bom Pastor cuida de ti!

Semana passada, eu fui à um grupo de oração falar sobre Jesus, o Bom Pastor que cura as suas ovelhas. Meu ministério não é de pregação, mas na obediência a Deus lá fui eu. Na preparação para pregar, resolvi procurar um pouco sobre as características da ovelhinha. Nós da igreja Católica, temos muitas imagens de Jesus segurando uma ovelhinha no colo, ou no ombro, ou resgatando do penhasco. Porque será que Jesus nos compara a este animalzinho assim?



Quando comecei a pesquisar, fui entendendo a comparação de Jesus. Veja só:

As ovelhas são criadas em rebanhos. São animais sensíveis, dóceis e sem nenhum mecanismo de defesa. Ele é associado à inocência.
Se um animal como o Lobo ou a raposa atacar, ela não sabe se defender.

Quanto a nós: Somos do rebanho de Jesus. Apesar de sermos seres humanos, dotados de muitas capacidades, todos nós também somos sensíveis em alguma coisa, podemos ser e somos dóceis em muitas coisas e para algumas situações nós também não temos nenhum mecanismo de defesa. É só se deparar na vida com situações que nos deixam impotentes que percebemos o quanto somos frágeis muitas vezes, apesar de que em muitos momentos aparentamos força. Muitos problemas aparecem diante de nós como Lobos ferozes ou raposas astutas que nos querem devorar. Sem contar os ataques que o próprio demônio também quer fazer constantemente em cada um de nós.


A ovelha prefere beber água corrente. Por isto o Bom Pastor procura levar suas ovelhas perto de água que corre, como nascentes, riachos..

Quanto a nós: A água que não para de jorrar para nós é a água do Espírito Santo. O Bom Pastor que é Jesus quer que bebamos desta água dia e noite porque Ele sabe que saciará a nossa sede.Ele quer nos levar para perto desta água. A água viva!


As ovelhas conhecem a voz do seu Pastor. Elas tem a audição apurada. Também sente o cheiro do Pastor que a deixa segura. Ela é um animal medroso por natureza. Se ela não sente o cheiro do seu pastor e não escuta a sua voz no pasto, sai correndo, com medo e nesta corrida ela cai em lugares perigosos.

Quanto a nós: Se afastamos Jesus de nossa vida, se não ouvimos a sua voz, também corremos o risco de viver uma vida com medos que nos colocará em muitas situações de perigo, não é mesmo?


As ovelhas não sabem discernir a erva boa para comer da erva que é venenosa.
O Pastor precisa ir à frente no pasto e preparar a pastagem com cuidado, retirando a erva que fará mal para a sua ovelha.

Quanto a nós: Se deixarmos Jesus ir a nossa frente , Ele cuidará de todas as coisas da nossa vida, e irá retirando também aquilo que fará mal para a nossa vida física, espiritual e emocional. Por isto não ganhamos tudo o que pedimos em oração muitas vezes, porque as vezes pedimos coisas que nos fariam mal, ou não estamos preparados para aquilo ou precisamos amadurecer antes na fé. Jesus conhece nosso caminho. Ele sabe exatamente o que cada um precisa. Nem sempre sabemos discernir o que é certo para nós.


A ovelha não enxerga mais do que 20 metros. Se não tiver alguém que as guie, ela caminha seguindo a ovelha mais próxima dela. Se a ovelha que ela estiver seguindo, não estiver indo pelo caminho certo, ela cairá com a outra ovelha no buracos, nas rochas, e outros lugares perigosos.

Quanto a nós: Nem precisa dizer, quantas vezes seguimos pessoas que pensamos estar certa, pensamos que está nos ajudando, que se mostra boa, e de repente, não está enxergando nada na sua própria vida e ainda está levando outras para situações de perigo.
 Aí está as ovelhas levando outras nos caminhos da bebida, das drogas, do vícios sexuais, das seitas, falsas religiões, crendices, dos comportamentos liberais, fanatismos, entre tantas coisas...
Só Jesus nos dá a certeza de que se seguirmos a Ele, nada nos acontecerá de mal. Os homens são fracos e falhos, mas Jesus não.


As ovelhas comem o dia todo. Engordam fácil. Elas tem dois estômagos e assim podem armazenar bastante alimento. A noite ficam mais pesadas de tanto comer. Costumam brincar de noite de dar cabeçada nas outras ovelhas que consequentemente elas caem no chão e logo vira de barriga para cima e não consegue se levantar sozinha. Se ela ficar mais de uma hora virada para cima, ela morre porque o estômago cheio, comprime o seu ar e ela se asfixia. O Pastor precisa velar de noite e ficar levantando cada ovelha que cai. Ele ajuda a levantar as caídas.

Quanto a nós: Também caímos muitas vezes por situações que nos foram pesando.
Doenças,pecados,vícios, problemas... e precisamos de alguém que nos ajude a levantar, caso contrário podemos também até " morrer " diante de algumas situações que nos tornam pessoas desesperadas, sufocadas, sem ar para respirar a situação em si.
E Jesus como um Bom Pastor, vela por nós de dia e de noite,para nos ajudar a levantar quando caímos. Não é
lindo isto?


E por fim tem os instrumentos que o pastor usa:
O Cajado e a Vara.
O Cajado é comprido e tem a ponta curva, parecendo um ponto de interrogação. Ele serve para laçar a ovelha pelo pescoço, porque como ela tem muita lã no seu corpo, vive se enroscando em arbustos, espinheiros, quando fica no pasto e fica se ferindo. E a vara é comprida e sem curva. Algumas tem um peso maior numa das pontas. Serve para evitar que a ovelha vá aonde não é permitido, ou se ela briga com outra ovelha, o pastor separa com a vara, e se a briga for mais séria ele joga a vara na ovelha para assustar, que quando ela leva a bordoada da vara, ela cai tonta pela pancada que recebeu e para de brigar e se meter em confusão.

Quanto a nós: Vejo aqui o Amor de Jesus, quando nos permite levar umas      " pancadas " na vida que  nos faz acordar do mal que estamos fazendo, ou entrando sem perceber no perigo. Também nos puxa as vezes com seu cajado de situações que a gente vive se enroscando na vida e se ferindo. Quantas pessoas se converteram pra valer depois de sofrer uma doença séria e quase perdeu a vida,ou mesmo num acidente,  ou viu a  morte de alguém que a fez meditar mais sobre a vida e a partir daí mudou o rumo da sua vida, dando mais valor a ela, sentindo em tudo isto a mão de Deus que o salvou?
Ou muitas coisas não deram certo como você planejou porque Ele tinha outros planos para tua vida e você não estava enxergando? Precisou perder tudo,perder dinheiro, trabalho, pessoas, coisas ou precisou dar tudo errado pra entender que o caminho não é por ali?
Que você estava se  comportando  como ovelha que não enxergam mais do que 20 metros na vida e acha que está sabendo pra onde vai?


Por todas estas características da ovelha onde Jesus nos compara à elas, podemos ter a certeza de que precisamos sim de Pastoreio, dia e noite. E Jesus se oferece a nós como o Bom Pastor.Aquele que sabe zelar como ninguém  cada ovelha do seu rebanho.
Ele sabe pastorear você!

Ele mesmo diz em Ezequiel 34,11 e 12 e 16:

" Pois eis o que diz o Senhor Javé: vou tomar eu próprio o cuidado com minhas ovelhas, velarei sobre elas. Como o pastor se inquieta por causa de seu rebanho, quando se acha no meio de suas ovelhas tresmalhadas, assim me inquietarei por causa do meu; eu o reconduzirei de todos os lugares por onde tinha sido disperso num dia de nuvens e trevas. A ovelha perdida eu a procurarei, a desgarrada, eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecerei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Irei apascentá-las todas com justiça. "

(obs: Tresmalhadas quer dizer deixar se perder, fugir) 

Não sei o que você está passando neste momento em sua vida. Doença, problemas, confusões, separações, perdas, sofrimentos sem sentido, pânico, depressão, seja lá o que for, Jesus te conhece e pode cuidar de você!
Se renda a Ele, a este pastoreio que você só será bem cuidada(do).

Assim como Jesus foi me conduzindo todos os dias, e ainda me conduz nas orações diárias,nas missas que participo, nos terços que rezo, nas confissões que faço,nas Adorações que faço, nos Louvores que proclamo e canto, na palavra que leio e procuro ler todos os dias, nos amigos que rezam comigo e me orientam, ...Ele também quer cuidar de você!

Tenha fé, não desanima, comece a rezar a Jesus, do seu jeito,de coração simples, peça a Ele que cuide de você, que caminhe à sua frente, que te levante quando cair, que guie seus passos, que te salve e liberte do mal que sempre te ronda e te ameaça, seja o medo,o pânico, as dívidas, as pessoas mal intencionadas, o qualquer outra coisa. Ele ouvirá a sua oração e irá zelar por Tua vida! 
Ele te ama.
Ele é o Pastor.O Bom Pastor!
Ele quer ser o teu Pastor hoje e sempre!
Ele quer te abençoar!


Amém!

5 comentários:

  1. Lindo. Confirma a oração que fiz hoje. Deus lhe Abençoe Nice por ser canal de graça em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a ovelha e Jesus é o meu pastor. Nada irá me faltar! Quero ser conduzida pelos ensinamento de Jesus e alcançar a graça da cura da SP.

    ResponderExcluir
  3. É muito lindo as coisas de Deus . To aqui acordada tive um pesadelo e to lendo a Palavra .

    ResponderExcluir