quarta-feira, 10 de julho de 2013

Desânimo para rezar! E agora o que faço?

O desânimo para rezar é uma situação normal que acontece com todos nós. Aconteceu muitas vezes comigo, principalmente quando estava mais doente.
A oração é o " alimento " para a nossa alma, mas mesmo sabendo disto, muitas vezes não estamos com nenhuma, mas nenhuma vontade mesmo de rezar para alimentar a nossa alma que está desanimada. É bem complicado isto!

Claro! a Consequência é que a alma fica mais necessitada de oração e fraca ao mesmo tempo. É a mesma coisa quando estamos com anemia. Quem tem anemia, precisa " comer " e o que mais pega na doença é a falta de vontade de comer, não é mesmo? E o que fazemos? Com esforço, sozinho, devagar, ou  talvez com a ajuda de alguém, começamos a comer porque a " verdade " é que nos faz reagir. E qual é a verdade desta doença? Se não comer, vai piorar, entrar num quadro pior e pode até morrer!




O mesmo eu digo à você hoje que sente este desânimo para rezar. O desânimo vamos dizer assim é um estado de " anemia " da nossa alma. Mas você precisa dar força à ela para sair desta situação.E qual é a verdade disto? Que se você não alimentar a sua alma, ela vai ficar pior e te levar a situações piores para viver. E esta força, este alimento é a oração mesmo no tempo do desânimo. Eu senti na minha vida por experiência que neste tempo de desânimo, não sentimos nada quando rezamos e por isto achamos que a oração não está servindo pra nada! Mas a palavra de Deus é clara: Ele ouve as orações dos humildes, dos tristes, dos desanimados, dos injustiçados. Então Ele está ouvindo sim suas orações neste estado desanimado e ela será atendida mesmo que você não vai sentir nada. Creio que este estado nos faz curvar tudo: corpo, mente, espírito! O que mais teríamos para oferecer a Deus neste tempo senão aquilo que mais estamos vivendo hoje?



Eu passei por muitos desânimos quando estava doente, mas no fundo, dentro de mim, eu não queria estar daquela forma. Ninguém quer... nós fomos chamados à vida, à alegria, a ir adiante... então eu me apoiava em primeiro lugar na minha vontade de reanimar...sempre fui muito forte em relação a isto! Nunca me vi prostrada por muito tempo... mas tem momentos que a gente fica mesmo! Era uma gangorra na minha vida. Um hora vinha uma força incrível e eu rezava, outra hora eu não fazia nada...




Percebi que se eu não rezava, ficava pior e coisas ruins aconteciam mais ainda! Então passei a tomar pequenas atitudes para combater o desânimo. Comecei a " comer " vamos dizer assim de pouquinho, devagar, mas não deixava de me alimentar com alguma coisa espiritual. Algumas pessoas me ajudaram, me ensinaram, outras agi sozinha, pela luz do Espírito Santo! O que eu Nice fiz então:

1. Tomei consciência de que o desânimo me fazia mal e queria combatê-lo.
2. Fazia várias vezes o sinal da cruz em minha testa sempre que me sentia fraca e repetia: " Eu entrego este desânimo a Jesus ".
3.Repetia várias vezes muitas frases usando o terço. Na ocasião Padre Marcelo ensinava na rádio a rezar o terço Bizantino. Não deu outra: Escolhia frases da Bíblia que eu gostava, e ficava repetindo várias vezes ao dia.
4. Quando me sentia melhor, copiava frases da Bíblia e espalhava pela casa, colando na geladeira, no espelho do banheiro e ia lendo várias vezes ao dia.
5.Comprei um terço pequeno, de dedo, com uma dezena só e ficava rezando tudo com ele aonde eu ia. Faço isto até hoje...
6.Pedia ajuda em oração. Como participava do grupo de oração, quando o desânimo era forte mesmo, as amigas rezavam por mim. Sempre saía melhor.
7. Ia a missa todos os dias. Comunhão para mim era remédio. Jesus está ali na hóstia consagrada. Quem mais poderia me animar?
8. Comprava cds de musicas católicas e deixava tocar em casa.
9. Como " oro em linguas " ( um dom carismático) , rezava sempre assim .
10. Rezava sempre Efésios 6, 10 a 20, rezava também salmo 90, e o Magnificat.
11. Gostava de assistir filmes, então Deus se utilizou disto e me mostrou muitos filmes que mostravam garra, vencedor, com boas mensagens. Um filme que fui muito tocada foi " Ben Hur" que ganhei de uma amiga de um grupo de oração. Como me fez bem ver a luta dos cristãos e mesmos machucados, feridos , não desanimaram...e venceram a batalha!
12. Me orientavam a evitar pessoas desanimadas, conversas que me deixassem pra baixo e evitar filmes e programas de tv destrutivos. Isto também fui orientada pelo meu psiquiatra na ocasião. Ou seja, encharcar minha mente somente de coisas boas, imagens boas, imagens que geram vida! 
13. É engraçado falar isto hoje, mas eu rezava andando! em casa, na rua. Se eu ficava sentada, o corpo prostrava, então rezava de pé, andando pra lá e pra cá. Olha que funcionava.
14. Rezava na hora do banho. Pedia a Deus para me lavar e me animar assim como aquela água estava fazendo em mim. O banho sempre nos anima. Aproveitava pra rezar um pouco ali.

E tinha momentos que eu segurava a cruz que eu tinha em casa e chorava muito, mas depois sentia um alívio inexplicável...




E tudo isto foi me fortalecendo, e foi me curando. Por isto eu digo à você: Tenha paciência neste tempo de desânimo, mas não se deixe vencer por ele, porque o desânimo acaba com os planos de Deus em nos levar para a terra prometida de nossa vida, de nos curar, de nos falar o que Ele quer para nós, de nos usar como seu instrumento. E também atrás de um desânimo tem as ciladas do demônio em te tirar do foco, do caminho e te jogar no chão. Peça ajuda! peça oração, abra a boca, fale com alguém! Tem pessoas que só de falar um pouco com o outro já se sente melhor. E melhora mesmo! 




Hoje temos novos recursos como as tvs católicas, de modo especial a TV Canção Nova que gosto muito e sempre tem muitas palestras, orações e terços diários para nos ajudar a rezar, assim como temos cds, livros, livros em audios, palestras, e muitas coisas boas na internet que você pode acompanhar para manter sua alma animada.  A palavra desanimado  já diz: des- animado.
A palavra desanimar vem da negação de " animare " que significa " dar alma", vida, movimento, coragem, entusiasmo,vivacidade.




É uma batalha mesmo! Mas em Jesus somos vencedores! 
Vamos rezar por isto:

Senhor, hoje entrego em tuas mãos este desânimo que sinto em rezar. Eu desejo rezar mas não consigo. Sei que preciso das orações para dar vida em minha alma, por isto eu te peço Senhor, visita-me hoje, derrama teu Espírito Santo para me animar e me fortalecer neste tempo difícil! Vem Senhor ficar comigo nas horas mais difíceis. Eu creio Senhor que Tu estás aqui, eu creio que o Seu amor me renova e me dará ânimo e vida plena. Obrigado Senhor por tudo o que vai fazer em minha vida! Amém.

Força! em Nome de Jesus!
Você não é uma derrotado, uma derrotada!
Você é um preciosidade para Deus!


REZE COMIGO ACESSANDO O MEU CANAL ORAÇÕES CATÓLICAS NO YOUTUBE, CLICANDO AQUI



2 comentários:

  1. suas palavras me tocam! é uma benção!! me faz ficar forte! obrigada! Deus te abençoe ainda mais e te use para dizer as palvras certas de Deus para ajudar o próximo! bjos! sarah

    ResponderExcluir
  2. Paz e Bem Nice!!!

    É incrível mas suas palavras refletem meus dias de hoje,...ando desanimada e prostrada para as orações, é como se não conseguisse mais fazer com devoção com antes fazia...mesmo buscando e não perdendo meu jeito espirituoso as vezes me falta mais, mesmo indo a missa e querendo aprender mais as coisas santas, me sinto só...

    mas lendo seu post, tenho certeza que deus se usou por outros meios para me fazer chegar até aqui... e já vou avisar vou ficar, preciso de vc, deste espaço que utilizar para ser canal e luz divina para pessoas como eu que querem seguir mias à Deus e por alguns motivos da vida ficam enfraquecidas...

    obrigada!!!
    Fica com deus sempre!!!
    Mary

    ResponderExcluir