sexta-feira, 23 de março de 2012

Missa Gregoriana para seus antepassados

Vou relatar algo que eu fiz durante 1 ano enquanto eu estava em tratamento da Síndrome do Pânico. No decorrer da minha caminhada espiritual, indo ao grupo de oração e as missas diárias, eu ouvi dizer que deveríamos rezar pelos nossos parentes falecidos. Com certeza já lembramos deles nas missas que frequentamos, mas neste caso o que salientavam era que eu deveria rezar especificamente pelas almas que mais sofreram na minha família cujas mortes que tiveram aconteceram fora da graça de Deus. Era para mim  um assunto totalmente novo, mas fui me informando para aprender a rezar por isto. Quando fui às consultas médicas obtive informação do meu médico que a psicologia ainda estudava as causas da doença e uma hipótese era as heranças do medo que poderíamos  ter recebido de nossos antepassados.Quando ouvi isto do médico já fiquei tocada em rezar pela minha árvore genealógica. Sabemos que herdamos heranças genéticas como traços físicos, talentos, até mesmo doenças físicas, mas descobri que espiritualmente e psicologicamente também herdamos doenças. É muito comum vermos famílias com uma certa tendência doentia. Casos que avós, mães, filhos são acometidos pelas mesmas doenças. Com certeza você já viu isto. Outro caso onde gerações ficam deserdadas, ou ficam com problemas de dívidas, parece que não acaba nunca. E foi ouvindo estes fatos que me deparei com a grande possibilidade de ser uma herdeira da doença do pânico de minha família que já tem um grande traço de doenças da mente como esquizofrenia, fobias, neuroses,ansiedades, etc. Como eu estava rezando por tudo, decidi então a começar a rezar pelas almas dos meus familiares tanto por parte de mãe como por parte de pai. Busquei na família informações dos nomes de meus parentes falecidos e as causas de falecimento e descobri que muitos morreram alcoolizados, outros se suicidaram, outros ficaram loucos e assim fui descobrindo uma face espiritual da minha árvore genealógica nada agradável. Eu só tinha que rezar mesmo.
Jesus diz: Eu sou o Senhor, do ontem, do hoje e do amanhã. Para Ele não existe tempo. Com nossas orações Ele que tudo pode, alcança pela sua Misericórdias as almas que faleceram e as liberta, e consequentemente nos liberta também. É muito comum ler nas orações de libertação frases onde pedimos para Jesus anular,quebrar, as heranças negativas que herdamos de nossos antepassados. E Jesus liberta. Vi muitos testemunhos que pessoas que passaram a orar pelas almas de sua família, tiveram muitas curas e libertações de vícios na família presente como alcoolismo, dívidas, e mortes estranhas. Curas de doenças físicas também ocorreram. No meu caso eu queria entender sobre o pânico. Queria ser curada!
Existem muitas orações que podemos fazer pelas almas, mas a melhor maneira de rezar por elas é a SANTA MISSA. E foi assim que eu investi durante 1 ano. Conheci a estória da MISSA GREGORIANA do qual transcrevo abaixo:
 
 
Missas Gregorianas

No tocante aos sufrágios pelos defuntos, o Papa S. Gregório Magno (+ 604) deu origem ao costume das Missas diárias consecutivas: podiam ser três, sete, dez, trinta ou mais. A série de trinta tornou-se famosa com o nome de "Missas gregorianas", baseadas no seguinte episódio  narrado por S. Gregório Magno, outrora monge no mosteiro do Monte Célio (Roma):
Certo monge chamado Justo morreu; após o quê, foram descobertas três moedas de ouro ocultas entre os seus objetos de uso; tratava-se de algo ilícito no mosteiro. O Abade Gregório muito se entristeceu com o fato, pois o irmão havia falecido em situação irregular; devia purificar-se dessa falha no purgatório póstumo. Chamou então o monge Prior e mandou-lhe que fizesse celebrar uma série de Missas em dias consecutivos sem interrupção. A ordem foi sendo executada, de tal modo que certo dia o  falecido monge Justo apareceu a seu irmão Copioso (monge do mesmo mosteiro), comunicando-lhe que havia sofrido as penas do purgatório até aquele dia, em que fora libertado; os monges haviam perdido a conta das Missas; todavia, ao ouvirem a notícia trazida por Copioso, verificam que o fato ocorrera após a celebração da trigésima Missa (ver Diálogos, livro IV, 55).
Este episódio tornou-se paradigma, dando origem ao costume de se celebrarem trinta Missas consecutivas por um defunto, sem interrupção, na esperança de que, após a trigésima Missa, este, tendo expiado as suas faltas, entre no gozo da visão beatífica.
À "série gregoriana" não se devem atribuir efeitos supersticiosos ou mágicos; a Igreja deixa a cada fiel a liberdade de aceitar ou não tal prática, que nada contém de herético, mas se deriva de revelação particular.

O próprio S. Gregório Magno escrevia:
"É mais seguro alguém fazer por si mesmo, enquanto vivo, o bem que espera ser-lhe feito, depois de morto, pelos outros; é melhor livre partir desta vida do que como prisioneiro, depois da morte, procurar a liberdade" (Diálogos, livro IV 58).
Com estas palavras, S. Gregório Magno rechaçava qualquer atitude de magia ou superstição, ensinando a vivência sacramental clássica no decorrer desta vida.
 
 
( retirado dos artigos do Prof. Felipe Aquino. Blog da editora Cleofas)


Quando descobri esta riqueza, fiz uma lista com os nomes dos parentes de minha família que morreram de forma trágica e dolorosa e a cada mês eu fui na Igreja de São Gabriel em São Paulo e mandava celebrar a missa gregoriana ou seja, 30 dias por aquela alma. Como se paga uma taxa eu mandei celebrar uma por mês e a cada final de mês eu ia participar da missa e já mandava celebrar outra. Senti no meu coração que deveria fazer. Não sei se estas almas foram libertas, mas creio pela fé que Jesus as visitou e algo de bom aconteceu a elas e a mim também.
Esta é a igreja onde frequentei em São Paulo. Não sei agora se ainda fazem a missa gregoriana, mas quem tiver interesse é só ir até lá e se informar novamente. Vale a pena! Rezar nunca é demais e pode contribuir pela libertação da sua doença. Isto eu tenho certeza!


Igreja São Gabriel Arcanjo

Av. São Gabriel, 108- Jardim Paulista-SP

Rezemos pelas almas da sua família:

Dulcíssimo Jesus, pelo suor e Sangue que derramastes no Jardim das Oliveiras, tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores da Vossa crudelíssima flagelação, tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores da Vossa coroação de espinhos, tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes no caminho do Calvário, tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas dores de Vossa penosíssima agonia, tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas imensas dores que sentistes expirando na cruz, tende piedade das almas do purgatório.
Dulcíssimo Jesus, pelas últimas gotas de Sangue do Vosso amantíssimo coração transpassado pela lança, tende piedade das almas do purgatório. Amém.

obs: pode-se rezar: "Tende piedade das almas de meus antepassados que estão no purgatório "
(oração 39- pg 68- livro Orações selecionadas)




22 comentários:

  1. Bom dia cara Nice , meu no é Stella , , ;; não me leve a mal.. mais ainda estou emocionada por ter rezado esta linda missa, posta por vc. Obrigado por Deus ter me guiado até vc ! Minha amada mamãe tem 9 meses que foi para MAIS perto de JESUS .....familia sagrada.. A emoção em mim vc pode sentir estas linhas que lhe escrevo........ QUE DEUS TODO PODEROSO LHE ABENÇOE , E A TODOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS. UM ABRAÇO . Stella Lindner de Florianópolis

    ResponderExcluir
  2. Um amigo meu faleceu é eu tive dó dele porque a família dele era judeu. Eu morava perto do mosteiro de São Bento e um padre de lá já havia me falado sobre a missa gregoriano por um falecido. Como eu não trabalhava pra encomendar esses 30 dias de missa, eu participei os trinta dias e Oferecia a missa e daquele dia e comungava por essa alma. Quando não era possivel ir ao mosteiro eu frequentava em outro horário na outra paróquia , contanto que não interrompesse os 30 dias consecutivos. No trigésimo dia da missa gregoriana após completar os trinta dias de missa, eu sonhei com a pessoa por quem eu assistia a missa, muito feliz vindo ao meu encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que lindo, vou fazer isso também

      Excluir
    2. Muito bonita sua iniciativa betania. Lembrarei da sua dedicação quando algum falecido próximo precisar.

      Excluir
  3. como eu consigo que rezem essa missa sendo que aqui onde moro nao tem? consigo pela internet contatar alguem, alguma igreja?

    ResponderExcluir

  4. INTENÇÕES DE MISSAS PELAS ALMAS E PELOS PECADORES; OFERECENDO AO ETERNO PAI: O PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE VOSSO DIVINO JESUS, EM UNIÃO COM TODAS AS MISSAS QUE HOJE SÃO CELEBRADAS EM TODO O MUNDO; POR TODAS AS SANTAS ALMAS DO PURGATÓRIO, PELOS PECADORES DE TODOS OS LUGARES, PELOS PECADORES DE TODA A IGREJA, PELOS DE MINHA CASA E DE MEUS VIZINHOS E PELO PAPA; E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE: PEDRO LIBÓRIO; PEDRO JOSÉ LIBÓRIO; JOSÉ ROBERTO LIBÓRIO (ZÉ) LEONILDA SOTTA LIBÓRIO (NITA); JOSÉ SOTTA; ANTONIO SOTTA (PRÉGO); LAERCIO SOTTA (FÓLE); ANTENOR APARECIDO SOTTA (NOR); MARIA PILAR ROCCA SOTTA; LUCILA DA GLÓRIA SOTTA (LU); ABEL CAETANO ALVES; VITÓRIA TIENI; VILMA TIENI; IVONE TIENI; LEONILDO PASTRELI; LEONIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); VICTORIO D’AGOSTINO; SANTO HÉLIO DE CASTRO; ANTONIO PEREIRA; WAGNER ESTEVES; ANTONIO AUGUSTO COELHO (PORTUGUÊS); WILSON LUIS BERTACHINI (MOIO); AURELIANO BIAGIONI; LUIZ ROSA JUNIOR (LUIZÃO); MARCOS BERTACHINI (MOINHO); JOSÉ AUGUSTO GOMES PIRES; ANTÔNIO CARLOS CIOFFI (BIGORNA); MARCELO LÁZARO PEREIRA; APARECIDA OTRENTE CALDEIRA; VANDERLEI GOMES PIRES; LEÔNIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); LUIZA ENGE NEHREBECKI; RICARDO NEREBECKI E THEREZINHA AQUINO PECORARI (ZINA); BEM COMO, PELA ALMA OU SAÚDE DE LUIZ AUGUSTO LIBÓRIO, E PELA CONVERSÃO E SALVAÇÃO DE: WANDERLEI LIBÓRIO (WANDE). SUELI APARECIDA LIBÓRIO; MARCOS FERNANDO LIBÓRIO; DIOGO HENRIQUE ALVES ALVES LIBÓRIO; E DE; ARIANE ALVES LIBÓRIO. AMÉM.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de mandar celebrar a missa como faço

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de mandar celebrar essa missa para minha família.Qto custa?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de mandar rezar missa para os meus antepassados Como que eu faço sou da cidade de Suzano São Paulo qualquer igreja pode fazer isso

    ResponderExcluir
  8. Como pedir missa gregoriana para os antepassados do meu esposo e da minha familia?!
    Aparecida
    62 98250_4295

    ResponderExcluir
  9. ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO: Ó DIVINO CORAÇÃO DE JESUS, CONCEDEI, PEÇO-VOS, ÀS ALMAS DO PURGATÓRIO O REPOUSO ETERNO; AOS QUE VÃO MORRER HOJE, A GRAÇA FINAL; AOS PECADORES, A VERDADEIRA PENITÊNCIA, AOS PAGÃOS, A LUZ DA FÉ; A MIM E A TODOS OS MEUS, A VOSSA BENÇÃO. CONFIO-VOS, POIS, Ó CORAÇÃO MISERICORDIOSÍSSIMO DE JESUS, TODAS AS ALMAS, E POR ELAS OFEREÇO-VOS TODOS OS VOSSA MERITOS E OS DA VOSSA BEM AVENTURADA MÃE, DE TODOS OS SANTOS E ANJOS, E TODAS AS MISSAS, AS SANTA COMUNHÕES, AS ORAÇÕES E AS BOAS OBRAS REALIZADAS HOJE EM TODO MUNDO CRISTÃO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, CONSOLAÇÃO DOS QUE SOFREM, ROGAI POR NÓS E PELAS ALMAS ABANDONADAS DO PURGATÓRIO! E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE: PEDRO LIBÓRIO; PEDRO JOSÉ LIBÓRIO; JOSÉ ROBERTO LIBÓRIO (ZÉ) LEONILDA SOTTA LIBÓRIO (NITA); JOSÉ SOTTA; ANTONIO SOTTA (PRÉGO); LAERCIO SOTTA (FÓLE); ANTENOR APARECIDO SOTTA (NOR); MARIA PILAR ROCCA SOTTA; LUCILA DA GLÓRIA SOTTA (LU); ABEL CAETANO ALVES; VITÓRIA TIENI; VILMA TIENI; IVONE TIENI; LEONILDO PASTRELI; LEONIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); VICTORIO D’AGOSTINO; SANTO HÉLIO DE CASTRO; ANTONIO PEREIRA; WAGNER ESTEVES; ANTONIO AUGUSTO COELHO (PORTUGUÊS); WILSON LUIS BERTACHINI (MOIO); AURELIANO BIAGIONI; LUIZ ROSA JUNIOR (LUIZÃO); MARCOS BERTACHINI (MOINHO); JOSÉ AUGUSTO GOMES PIRES; ANTÔNIO CARLOS CIOFFI (BIGORNA); MARCELO LÁZARO PEREIRA; APARECIDA OTRENTE CALDEIRA; VANDERLEI GOMES PIRES; LEÔNIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); LUIZA ENGE NEHREBECKI; RICARDO NEREBECKI E THEREZINHA AQUINO PECORARI (ZINA); AMÉM.

    ResponderExcluir
  10. ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO: Ó DIVINO CORAÇÃO DE JESUS, CONCEDEI, PEÇO-VOS, ÀS ALMAS DO PURGATÓRIO O REPOUSO ETERNO; AOS QUE VÃO MORRER HOJE, A GRAÇA FINAL; AOS PECADORES, A VERDADEIRA PENITÊNCIA, AOS PAGÃOS, A LUZ DA FÉ; A MIM E A TODOS OS MEUS, A VOSSA BENÇÃO. CONFIO-VOS, POIS, Ó CORAÇÃO MISERICORDIOSÍSSIMO DE JESUS, TODAS AS ALMAS, E POR ELAS OFEREÇO-VOS TODOS OS VOSSA MERITOS E OS DA VOSSA BEM AVENTURADA MÃE, DE TODOS OS SANTOS E ANJOS, E TODAS AS MISSAS, AS SANTA COMUNHÕES, AS ORAÇÕES E AS BOAS OBRAS REALIZADAS HOJE EM TODO MUNDO CRISTÃO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, CONSOLAÇÃO DOS QUE SOFREM, ROGAI POR NÓS E PELAS ALMAS ABANDONADAS DO PURGATÓRIO! E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE:Walter Gaspar Torres
    Brasilina Torres
    Rosa Maria Cirillo Torres
    Walter Gaspar Torres Junior
    Mirian Lourdes Torres Verzilio
    Ana Vera Torres de Menezes
    Fernando Eduardo Torres de Menezes
    João Torres
    Tereza Rocca Torres
    Paulo Bambino
    Magdalena Piccirillo
    Antonio Cirillo
    Aparecida Mendes Rossi Cirillo
    Rafael Cirillo
    Carmella Florença Cirillo
    Rosa Cirillo
    Fernando Moreira de Menezes
    Nilo Verzilio
    Augusto Matheus Da Silva

    ResponderExcluir
  11. Cuidado gente, não se enganem pensando que mandaram celebrar as missas gregorianas diante de um nome e telefone colocado aqui na internet. Andei pesquisando e de fato existem muitas falcatruas de gente se aproveitando da piedade dos fiéis. Para maior esclarecimento sou o Pe. Roberto Goronski (podem pesquisar no facebook) 41-995912808 - ,mas não se iludam com pessoas que ficam oferecendo missas gregorianas por ai

    ResponderExcluir