quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Manter a alegria na alma!

Tem dias em que não estamos bem. Situações como a doença do pânico, medos, ou o desânimo tomam contam de nossa mente, dos nossos pensamentos e também nos deixam fisicamente fracos, com vontade de deitar, parar tudo, ficar ali sem reação, porque a dor está nos dominando. Muitos são os ataques que recebemos da vida, das pessoas, das doenças, das decepções. É uma realidade humana, uma verdade.

Como se levantar numa situação desta? 

A Palavra de Deus nos ensina:

Usando a " alegria" como uma arma, como um remédio.
Sei que a alegria frutuosa é aquela que sai de dentro de nós, porque estamos bem, mas hoje aprendi com o Espírito Santo e em oração que podemos usar a alegria de outras pessoas, músicas, palavras e situações para encharcar nossa mente de coisas boas e fazer com que ela mude o comportamento negativo que está dominando.


Hoje eu não estava bem, infelizmente. Graças a Deus não mais pelo pânico, mas por outras situações que temos na vida. E  aprendi com as minhas dores que quando não estou bem, devo recorrer ao sumo bem: Deus. Então como católica, debaixo de chuva, fui ao sacrário hoje a tarde. Chegando lá, tive ainda que esperar um pouco porque um grupo de Senhoras rezavam o terço. Aproveitei e  rezei junto. Quando elas acabaram e saíram do sacrário, eu fui até lá e me prostei diante de Jesus. Comecei a Louvá-lo, Adorá-lo, falei com Ele tudo o que eu sentia e pedi para me reanimar pela graça do Espírito Santo. Fique ali por um tempo...li a palavra de Deus, meditei, rezei...depois me levantei e fui fazer outras coisas necessárias durante a tarde.


Quando cheguei em casa, senti vontade de arrumar algumas coisas no computador e de repente dei um click sem querer e abriu uma música do Pe. Marcelo: " Fico feliz" . Nossa! a música começou a tocar e foi me envolvendo, derramando uma alegria em meu coração. Olha que conheço esta música, sempre canto, mas hoje ela caiu em minha alma e também o seu ritmo, sua letra, foi me alegrando muito. Senti por esta música hoje o poder da alegria. Não era a minha alegria. Veio de uma música e como me fez bem!
A partir daí senti que meu corpo reagiu, minha alma, meu comportamento.


É isto que o Senhor quer de nós. Estar alegre. E buscar um jeito de se alegrar em meio as dificuldades é andar na fé. É acreditar que realmente a " alegria do Senhor é a nossa força" como diz a palavra. Você precisa de força? então também precisará treinar a sua mente a ser e estar na alegria, custe o que custar. Selecione músicas alegres, e se tiver vontade ouças as cristãs e animadas também, mas ouça, deixe se inundar das alegrias de Deus. Leia palavras de otimismo,de alegria, de esperança. Se alimente da alegria, mesmo que não sinta vontade. Faça um esforço. É como remédio.

Esta é a ordem de Deus: " Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos." Eclesiástico 31,22.

Você pode até estar e ficar triste, mas não pode entregar-se  e nem atormentar-se. Hoje entendi a profundidade desta palavra.



E ainda  a palavra de Deus  diz: A alegria do coração é a vida do homem, é um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Eclesiástico 30,23.

Deus coloca claro que a alegria é o que bombeia a nossa vida, nos fazendo ter mais saúde e ainda é um caminho de santidade, do qual todos nós fomos chamados. Porque santidade? Por que rompe o consentimento com o mal que quer nos ver para baixo, tristes, desanimados e sem esperança!
Alegria chama alegria!
Se não conseguimos sozinhos, busquemos recursos alegres!
E hoje Deus me ensinou a usar a música como um recurso. Mas pode ser palavras, textos, ou até mesmo um amigo animado, a alegria dos filhos...



" Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme;concentra teu coração na santidade e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. "  Eclesiástico 30,24-25.

Aí está um trecho inteiro da Bíblia nos ensinando a lutar contra a tristeza. Deus pede que você tenha compaixão pela tua alma, tornando uma pessoa agradável a Deus. E como é esta pessoa agradável a Deus? sendo firme, concentrando o teu coração, ou seja os teus sentimentos, tua vontade, na alegria que te santificará se você se esforçar por buscá-la e tirar diante do teu caminho a morte, porque se a palavra diz que a tristeza mata, devemos fugir dela!


Vamos lá então! Levante-se e comece a buscar a alegria!
Se não vai por ânimo próprio, assuma como um remédio mesmo, remédio para a sua mente carregada de tristeza, desânimo, palavras pesadas, e tudo que te leva para baixo! Escute músicas, leia coisas boas, saia um pouco de si mesmo e concentra teu coração como diz a palavra em coisas alegres!Aos poucos ela irá te preencher de ânimo de novo e sua própria alegria voltará.
Vem Espírito Santo, vem em meio as doenças, dores, sofrimentos nos ensinar a nos alegrar!

Fiz este vídeo com a música " Fico Feliz" do qual eu ouvi hoje e Deus me ensinou a encher meu coração de alegria. Ouça e reze com esta música.




Amém!


2 comentários:

  1. Oi Nice estou aqui para agradecer a ti ,agradecer de todo o meu coração a ti que por meio do pânico criou este blog,pois quando eu o descobri eu tive mais força para passar pela doença novamente!Gracas a ti eu soube ter mais fé, acreditar que Deus agiria na minha vida ,tu me deu esperanças ,me fez aprender a ouvir a palavra do senhor ,e hj fazem duas semanas que estou bem! Eu hj sei confiar,acreditar o quanto deus tem poder sobre nossas vidas!Eu ainda hj rezo para agradecer por estar bem ,mas hj e sempre rezarei pelas pessoas que ainda passam por Isso!Vos peço por vcs que chegam ate o blog tentando encontrar a cura para a síndrome ,saiba que ela esta em nós ,esta na nossa fé! Ela pode demorar mas chegará! E esperar no senhor com o senhor é melhor forma! Fiquem todos com Jesus nosso senhor! Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paula pelo seu comentário! Que bom que você está bem. Fico feliz! Louvado seja Deus! Continuemos em oração por tudo e por todos!
      forte abraço!

      Excluir