sexta-feira, 23 de maio de 2014

A confissão como um meio de cura

Oi queridos amigos e amigas. Hoje fui tocada a partilhar com você sobre o sacramento da confissão. A confissão é um meio de cura para nós. Quando eu estava doente,com o pânico e comecei a frequentar de novo o grupo de oração da Renovação Carismática Católica, eu fui orientada a me confessar. Fazia um tempo que eu não me confessava mesmo e até tinha perdido a noção do que era problemas emocionais e o que era pecado. Então passei a me confessar uma vez por semana, na ocasião da doença. Cada vez que eu sentia que algo estava errado comigo, eu procurava um sacerdote e me abria. Graças a Deus , recebi muitas graças através da confissão, porque eu era muito tímida e calada quando se tratava de falar da minha vida, da minha intimidade. E comecei a me abrir e a falar da minha pessoa, das minhas dificuldades, das minhas misérias e cada padre que me ouvia , me orientava com muito carinho, muita atenção e acima de tudo me fazia discernir o que era pecado e o que era problemas emocionais. Os pecados eram perdoados no ato da confissão e meus problemas eu ia descobrindo pela luz do Espírito Santo e buscando em mim a clara visão de que eu precisava de cura interior, de uma ajuda no emocional. Foi muito bom!




Não é fácil fazer confissão. Eu achava complicado. As vezes dava até dor de estômago, mas eu ia. Não é fácil se abrir ao outro. Mas as vezes acabamos falando de nossas vidas a qualquer pessoa sem conhecer de fato se ela tem condições e conteúdo emocional para nos ouvir, nos orientar e nos ajudar.
E o sacerdote além de seus estudos para orientar o povo de Deus, recebeu no dia de sua ordenação, a unção nas suas mãos, com o óleo ungido, onde Deus delegou a ele o poder de ser o mediador para nos perdoar quando coloca a estola sobre nós e traça o sinal da cruz nos perdoando.

Jesus após a sua morte, ressuscitou e apareceu aos discípulos e disse:
" Recebei o Espírito Santo.Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhe serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos " João 20,22-23.

 Eu creio no meu Deus, na minha igreja e nas palavras de Jesus. Eu creio na confissão como um sacramento.
Um sacramento de cura. E porque de cura? Para mim foi por dois motivos:
Quando falamos de nós, nos abrimos a uma graça da mudança, e falar é um gesto  muito curador. Quantas pessoas ficam com coisas vamos dizer assim entaladas na garganta e sofre emocionalmente por isto?
Dizem que aqueles que falam na hora o que pensam tem uma saúde melhor. De certa forma sim, pelo menos não guardam mágoas e rancores. A dificuldade deles é falar o que pensa em hora errada muitas vezes, machucando os outros.
Mas falar é curador. Quando desabafamos alguma coisa, nos sentimos emocionalmente melhor.
E eu falava dos meus medos, do pânico e muitas vezes a palavra do sacerdote era certa naquela semana para combater o meu medo. Era a luz do Espírito Santo iluminando esta área do meu cérebro. Eu sentia isto!
 E ouvir também. Precisamos ouvir palavras de ânimo, de conselho, de direção espiritual. Não somos capazes de acertar tudo e sempre. Se pensarmos assim nos tornamos fechados e doentes. Deus distribuiu sabedoria a muitos homens que por ela nos completam e nos ensinam a viver. Quanto mais um sacerdote.
E Também a confissão nos cura nas doenças espirituais. A falta de fé, o desânimo, a preguiça, e tantos outros sintomas que nos afastam da vida de oração e de uma vida cristã nos faz doentes na alma.Muitos tem paralisia na alma. São mornos ou frios, insensíveis as coisas de Deus e as virtudes cristãs. Precisamos de cura também nestas áreas. Quando nos confessamos, estamos ali dispostos a viver uma nova vida espiritual, longe do pecado e das ciladas do demônio sobre nós.


Hoje eu me organizo para me confessar uma vez ao mês. 
Para me orientar eu faço meu exame de consciência usando também alguns livros que contém em detalhes as atitudes erradas que podemos estar cometendo a partir dos 10 mandamentos deixados por Deus e dos mandamentos da igreja. Nos ajuda muito!
Mas de todo este processo o mais importante é você se abrir verdadeiramente.
Não faça confissões mal feitas, da boca pra fora, sem nenhuma vontade de mudar de verdade. Não use mal este sacramento.
Porque Deus sonda nossos corações.
É muito ruim ir ao seu pai, olhar nos olhos dele, dizer alguma coisa com o coração cheio de mentiras. Você se sentiria bem?
Faça com sincero arrependimento e grande vontade de mudar e realmente busque depois forças para mudar os comportamentos que te fazem pecar.
Na palavra tem muitos versículos que falam disto: se arrepender com sinceridade, fugir das ocasiões de pecado, de pessoas que te levam a pecar, de coisas, lutar com todas as suas forças e pedir junto a graça do Espírito Santo para se manter firme na promessa que você fez a Jesus na confissão de não mais pecar naquela situação.
Uma mudança de vida pela confissão nos cura muito, porque nos tira do caminho das paixões desordenadas, dos apegos, dos vícios, das mentiras que falamos para nós mesmos, para a vida e para os outros.
É saúde para a sua alma.



Quer se confessar?
Vou transcrever aqui as meditações para você fazer a partir dos mandamentos da Lei de Deus.
Leia com carinho e reflita, se alguma coisa está errada com você neste ponto e se estiver, procure um sacerdote e recomece a sua vida!
Você se sentirá bem melhor e será um grande passo para a sua cura emocional também. Vamos começar com o primeiro mandamento:

1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS:

-Duvidei da existência de Deus ou abandonei a minha fé?
-Que importância dou para a oração?
-Rezei todos os dias?
- Procurei aprender algo mais sobre a minha religião?
Me ocupei com leituras contrárias a minha fé?
Zombei da religião ou de seus ministros?
Desconfiei da misericórdia de Deus?
Queixei-me da sua providência nas doenças, na pobreza ou nos sofrimentos?
Frequentei reuniões, cultos ou organizações contrárias à minha fé como espiritismo, umbanda, saravá, batuque, cartomantes, magia, benzedeiras, adivinhos, maçonaria ou acreditei em horóscopos?
Coloquei acima de Deus as coisas do mundo, como riqueza, poder e fama?
Adorei a Satanás?
Acredito na reencarnação?
Comunguei com pecados graves?
Murmurei?

 ( Preparando minha confissão) Pe. João Pedro da Silva Peres



 Peça perdão sincero a Deus, mostre arrependimento por ter errado e faça o propósito de lutar contra o mal e as tentações e de se corrigir.
Coloque sua confiança em Jesus e não se deixe levar por complexo de culpa ou de auto-condenação. 
Jesus te ama e quer te amar também te libertando de tuas fraquezas e misérias pelo sacramento da confissão.

Oração:

Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia.

Na próxima postagem, meditaremos o segundo mandamento.
Força na caminhada e serás feliz!

Um comentário: