terça-feira, 24 de junho de 2014

A cura pela confissão- Oitavo mandamento- Não levantar falso testemunho

Existe um livro pequeno mas de grande conteúdo chamado: " O Poder da Palavra. " Foi escrito pelo Cônego Arnaldo Padovani e editado pelas edições Paulinas. O livro todo se refere ao comportamento da nossa língua, vamos dizer assim. Falar é um ato que pode gerar muita paz ou muitos conflitos.
E o que Deus nos pede é que falemos sempre o bem para gerar o bem na alma do outro. Ele mesmo cita na Bíblia que quando escolhe alguém para ser servo, espera que este servo leve a boa nova para curar os corações doloridos, para libertar quem está cativo, para consolar e animar os corações desanimados. Leia Isaías 61 e verás isto!


A palavra tem poder e dá sensações de poder também a muitas pessoas. Tem muita gente tímida que não consegue falar muito ou falar em público, mas tem pessoas que descobrem que pela palavra pode mandar nos outros, usar para mostrar que tem mais autoridade, força, quer intimidar os mais fracos e usa este poder para destruir a imagem, o ânimo, a esperança de alguém.
E fazer isto se torna um pecado.


É muito difícil dominar a nossa língua. Principalmente para pessoas que tem na sua personalidade o ato de falar sem pensar. Sai falando o que pensa, a qualquer hora, usando este # prontofalei# mas de repente pode ter também cometido outras coisas como: # prontomagoei#, #prontojulgueisemsaber# e por aí adiante!
Precisamos pedir ao Espírito Santo a graça de controlar nossa língua.
Mesmo que você pense, tenha suas opiniões, e tem até a liberdade de se expressar, deve ter a " arte " de saber falar bem e usar bem este instrumento.


" Quando os olhos são maus, nada conseguem ver sem maldade e essa maldade sai logo pela língua. Jesus diz: A lâmpada do corpo são os olhos. Quem tem bons olhos, tem seu corpo iluminado e tudo lhe parece maravilhoso. Quem tem olhos maus, todo o seu corpo está em trevas e o mundo só é visto com leviandade.Quem só vê maldade no mundo e nas pessoas, nunca tem palavras de esperança, de entusiasmo, de alegria, e de amor em suas conversas. Quando os olhos são maus, falta paz interior, pondo em agitação a língua, como promotora da guerra. Quem tem olhos maus, não consegue ver o bem; zomba do que deveria admirar; chega até a rir por fora, daquilo que o faz chorar por dentro. "
( Trecho do livro " O Poder da palavra")


Se não curamos nossas fraquezas acometidas pela língua ficaremos sempre no vício e no pecado de mentir, caluniar, falar mal, difamar, inventar coisas dos outros, dar falso testemunho, julgar a partir das aparências...
E muitas vezes juramos as palavras colocando Deus em nossa fala.
Vamos fazer um exame de nossas palavras, ver o que de fato falamos para construir o outro, ajudar o outro, mas com paciência, moderação, e momento certo. Use a meditação, o silêncio para ir aquebrantando suas agitações interiores e incorporar em você novos gestos de ver o bem, o belo, a paz, para poder devolver em palavras o que você está vendo.
Não use palavras de medo para assustar ou desanimar.
Quantos pais inventam medos para suas crianças e as tornam inseguras para viver, porque tudo tem bicho, homem do saco, fantasma, médicos que machucam,injeções ruins, pessoas feias no mundo que vão pegá-las e por aí a fora...
Vem Espírito Santo controlar todo nosso ser e nos cure, nos lave e nos liberte de todo o mal que as palavras de outras pessoas, até mesmo de nossos pais, esposo, esposa, filhos, amigos, disseram e nos fizeram mal interiormente.
Eu perdoo hoje estas pessoas em Nome de Jesus!
Que minha língua seja para louvar, bendizer e Adorar e dar graças hoje e sempre. Amém!

Não levantar falso testemunho- oitavo mandamento

Sempre dizer a verdade a qualquer custo. Jamais mentir, caluniar, falar mal, difamar, inventar coisas de outras pessoas, por nenhuma motivo e muito menos em juízo( diante de algum júri), para obter algum ganho material de herança ou dinheiro. O testemunho e o juramento sempre chamam a Deus como testemunha de que se está falando a verdade. Viver a verdade na comunidade.

- Falei mal dos outros?
-Menti?
- Difamei?
-Caluniei?
-Semeei discórdia ou inimizade na família, no trabalho, na comunidade?
-Dei falso testemunho contra o próximo?
-Sou fofoqueiro?
-Falo ou gosto de ouvir falar mal dos outros?
-Denunciei com ódio?
-Violei segredos ou cartas alheias?

Meus Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia.

Um comentário:

  1. A paz de Cristo irma Nice. Eu sou pastor e vivo nos USA. Me graduei em Applied Psychology em uma Universidade Americana e hoje eu estou termiando o Mestrado em Clinic Mental Health Counseling. A tempos que o Espirito Santo vem me falando acerca da cura de infermidades pela confissao de pecados. O versiculo que o Espirito Santo me falou acerca disso foi Tiago 5:16, onde nos diz: "Confessai os vossos pecados para que sareis..." Freud, o Pai da Psicanalise disse que "talk cures," ou seja, falar cura. Dai, eu conclui que pessoas podem ser curadas de enfermindades atraves da confissao de pecados (a Igreja Catolica utiliza desse espediente). Procurando algum artigo na internet encontrei o vosso. Achei-o muito interessante, gostei mesmo. Parabens. Como eu faço para adquirir o livro "O Poder da Palavra?" Deus te abencoe.

    ResponderExcluir