quinta-feira, 19 de junho de 2014

A cura pela confissão- sétimo mandamento- Não furtar

Vamos meditar sobre o sétimo mandamento: Não furtar.
Muitas pessoas tem a firme certeza de que não rouba e não furta nada de ninguém. Graças a Deus por este gesto honesto e santo! 
Mas mesmo assim precisamos meditar se alguns outros comportamentos de " reter " as coisas não estão acontecendo e isto se encaixa neste mandamento.



Podemos não retirar nada de ninguém diretamente como um roubo as claras, mas podemos não estar respeitando o que é dos outros.
Isto é furtar também.
Precisamos respeitar o esforço e o trabalho de outras pessoas e não " montar " vamos dizer assim em cima delas, tirando o que nos interessa e nós mesmos não nos esforçamos para conseguir o que se precisa dignamente.
Devemos também repartir o que nos sobra. 
Sempre devemos ser canal de graça e caridade para o outro.
Se Deus te concedeu ter um pouco a mais não é só para você, com certeza 
é também para ajudar alguma outra pessoa ou outra família.


É um trabalho que você precisa fazer com seu coração: desapegar.
Aprender que não levaremos nada nesta vida, e a caridade é o gesto
mais sublime que levaremos a Deus um dia.
Trabalhar dignamente, progredir com entusiasmo e respeito, pagar o salário justo caso você seja empresário ou patrão de alguém, não explorar o trabalho de ninguém faz parte das atitudes de quem não furta nada de ninguém.
Dívidas: Se você tem dívidas, precisa fazer um plano, um acordo e pagar. Sei que muitas pessoas não conseguem pagar suas dívidas quando perdem o emprego, mas mesmo assim devemos procurar a quem devemos explicar a situação e sempre demonstrar que iremos pagar e quitar nossas dívidas assim que conseguirmos de novo uma forma de renda. Deus ajudará aqueles que assim procederem com transparência e honestidade.



Respeitar e ajudar os mais pobres, ser sinceramente fraterno e transparente em suas atitudes com o outro faz com que você viva de forma honesta e não estará cometendo esta falta.
Tem muitas pessoas que tem o vício de falar mentirinhas, enganar os outros, sempre enrolar, não respeita a outra pessoa, não é transparente com o outro.
Deus pede na Bíblia que seu sim seja sim e seu não seja não!
Então vamos assumir uma postura autêntica de nunca retirar nada de ninguém, se manter firme na transparência, na verdade e no respeito.
Com certeza isto te fará uma pessoa de um caráter melhor e ainda terá uma alma linda!

Se por algum momento você sentiu no coração que cometeu alguns atos e gestos assim vamos fazer então a reflexão abaixo a partir das perguntas que a igreja nos orienta e se depois fazer uma boa confissão:

Sétimo mandamento- Não Furtar!

- Furtei alguma coisa dos outros?
-Peguei dinheiro escondido dos meus pais, superiores ou qualquer outra pessoa?
-Cobicei coisas alheias ou planejei algum furto?
-Paguei as dívidas?
-Procurei reparar os danos causados?
-Enganei meu próximo na compra ou venda de alguma coisa?
-Desperdicei tempo no trabalho?
-Devolvi o que peguei emprestado?
-Pago a meus empregados o salário justo?
- Sou honesto no trabalho?

" Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia. " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário