terça-feira, 1 de julho de 2014

A cura pela confissão- Nono mandamento- Não desejar a mulher do próximo

Este mandamento é semelhante ao sexto mandamento: não pecar contra a castidade. Porque será que Deus colocaria duas vezes o mesmo tipo de lei vamos dizer assim?
Não sou teóloga para responder isto, mas lendo a Bíblia diariamente, vejo que Deus é fiel e espera de nós sempre atitudes e gestos de fidelidade. A Fidelidade é exigente porque precisamos " ser obedientes" e Deus espera homens fieis e obedientes. Deixar-se conduzir por Deus é estar no caminho da graça e da obediência à Ele, uma submissão que leva à verdadeira liberdade.



Tem pessoas que acreditam que para ser livres e felizes, tem que fazer o que quer, o que dá na telha, e acaba escolhendo caminhos, pessoas e coisas  que na hora parece certo, prazeroso,mas depois vê que não soube acertar e sofre com isto. Só Deus na sua Onisciência, onde Ele tudo vê, tudo sabe, pode nos ajudar a fazer as melhores escolhas e também a nos conduzir no caminho que nos fará feliz verdadeiramente. Mas para isto precisamos confiar Nele e se manter fiel em nossas atitudes. E nesta fidelidade entra o do amor conjugal também. O casamento é uma graça de Deus e é um sacramento religioso.
Para aqueles que amam a Deus e decidem se casar com as bençãos de Deus, devem se decidir a viver um caminho de amor fiel, como Deus é fiel para conosco.



E eu creio que para ser fiel no sacramento é preciso ser maduro, com profundidade no amor, ao ponto de saber ficar com uma única pessoa e com ela querer se aprofundar na sua experiência diária de amor, ao contrário de tantos que preferem trair para viver experiências vazias e de egoísmo. E  por que uma experiência profunda? Porque precisaremos ver a pessoa com os olhos da alma e não só da beleza que atrai naturalmente os olhares dos homens e das mulheres. Precisa ser maduro para ver a beleza interior de uma pessoa, e querer construir com ela um caminho de paz. Deus sabe que isto é possível, por isto  pede que sejamos fiéis ao nosso cônjuge. 



Esta fidelidade trará benefícios a si mesmo e a família constituída. Fidelidade traz paz, traz equilíbrio, traz educação firme e sólida e trabalha na pessoa a fortaleza de vencer muitas dificuldades e tentações.
Hoje o mundo está apelativo e traz muitas facilidades para trair principalmente no casamento. É preciso viver também pedindo a graça constante de Deus na luta contra a tentação, através da oração, da renuncia, lembrando daquilo que prometeu no altar e retomar suas emoções afetivas e colocá-las diante de Deus sempre. Existem sim casos seriamente errados de união que tem o devido respeito para uma nulidade matrimonial, como eu mesma passei por isto, mas tudo deve sempre ser feito no caminho da oração.




Ser fiel a todo compromisso assumido com o companheiro(a) constrói fraternidade e comunhão.
Então vamos fazer um exame de nós mesmos e pedir a Deus a graça de ser fiel para ser feliz verdadeiramente.
A Bíblia diz que pelo olhar já podemos adulterar, porque os desejos começam no coração do homem. É do coração que sai coisas boas e ruins.
Se o olho é são, todo corpo é são.
Peçamos a Deus a graça desta saúde emocional e afetiva para viver bem o matrimônio para quem já é casado e para aqueles que se preparam, saibam  viver e honrar aquilo que prometerem um ao outro.


" Não desejar a mulher do próximo"

-Faltei ao pudor?
-Cometi pecados sexuais comigo mesmo ou com outros?
-Provoquei desejos sexuais através de leituras,piadas, toques, cinemas, bailes, trajes indecentes, filmes, revistas ou livros pornográficos?
-Tive relações fora do matrimônio?
-Desejei a mulher do outro?
-Desejei o homem da outra?
-Olhei maliciosamente?
-Tive pensamentos consentidos?

" Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário