sexta-feira, 6 de junho de 2014

A cura pela confissão- quarto mandamento- Honrar Pai e Mãe

Hoje o assunto é a família: pai, mãe, irmãos, avós, e toda a parentela.
Viemos de uma família e Deus assim fez este projeto para que todos nós tivéssemos um lugar onde deveria ser um lugar de amor, de aconchego, de afeto, de crescimento, de troca. Graças a Deus existem muitas famílias que ainda vivem assim, mas infelizmente muitas não estão estruturadas para passar tantas informações boas e de carinho. 



É complicado o assunto família. Dentro dela tem histórias e histórias...
A minha não foi fácil. E acredito que na sua também deve ter dificuldades ou por causa de vícios, ou por causa de temperamento, ou por causa da ausência.
Mas mesmo assim Deus pede que honremos o nosso pai e a nossa mãe, independente da personalidade deles, do que eles fizeram ou deixaram de fazer, do jeito que nos criaram, ou amaram. É difícil para muitas pessoas amar seus pais, quando eles mesmo demonstraram desamor. Eu sei. Muitas vezes senti isto na pele. Precisei ser muito restaurada por Deus, perdoando a  minha família, antes de assumir de verdade no coração este quarto mandamento. Quem conhece a minha história sabe como tive enormes dificuldades no relacionamento com minha mãe. Quando entrei no grupo de oração,tive que rezar por isto. Mexer nesta ferida. Rezei durante um ano, diariamente o terço do perdão para perdoar tantos gestos que eu sentia que para mim eram desamor. Foi um ano de muito sacrifício, porque eu rezava com raiva, tinha muita dor, mas perseverei e esta raiva passou. Graças a Deus. Fui curada e liberta desta raiva que eu guardava.



Fui entendendo que cada um teve sua história de dor na vida e infelizmente nos atingiram com esta dor, mas de repente nem era a vontade de nossos pais nos machucarem. Só se estes realmente sofrem de problemas psicológicos, emocionais que trocam na mente o sabor do amor pelo ódio, vingança, abusos,desajustes psíquicos e acabam machucando e de forma repetitiva. Aí é doença e precisa ser tratado e as vezes até afastado de seus filhos, e Deus ensina e consola muitos filhos a olhar para estes pais com mais misericórdia e rezar por eles que já é um grande gesto de amor.
Vou contar um testemunho meu: Um dia eu estava rezando o terço do perdão para perdoar minha mãe. Mas eu rezava com raiva e estava inconformada de ter uma mãe daquela forma, com comportamentos que me machucavam. Não estava aceitando os defeitos da minha mãe de jeito nenhum. Então depois que eu rezei, veio no meu coração: Nice vá agora na padaria compra pão. Bom eu sempre ia mesmo, mas senti como uma ordem de Deus! Então eu fui. Quando cheguei lá, ainda falei com meu coração: Pronto Senhor, estou aqui na padaria e agora? De repente, entra uma menina de 10 anos mais ou menos, e atrás dela segurando em seu ombro, vinha sua mãe que era cega. Nossa! aquela imagem de ver a filha guiando a mãe me tocou muito. Aí escutei no meu coração: As vezes na vida, é o filho que guia a sua mãe, Nice. Continue firme na sua oração de perdão que eu posso usar você para levar coisas boas a sua mãe também. Foi forte aquele dia. Cheguei em casa e chorei muito!
Estava sendo tocada na minha ferida. Ninguém gosta de ter uma mãe ruim, doente, cega, com defeitos...mas e se tem? Vai deixar de amá-la?




Muitas doenças, mágoas, medos, inseguranças ocorrem em nós na vida adulta por causa da educação que tivemos no nosso lar. É fato isto. Por isto convido você hoje a perdoar o seus pais, por todos os momentos ruins que você sentiu ao lado deles, ou pela ausência deles. Diga assim: Senhor Jesus, agradeço pela minha vida que foi gestada por minha mãe e meu pai. Tu sabes Senhor, como foi a minha infância, como foi a minha educação. Tu sabes Senhor dos momentos errados, difíceis, injustos, de solidão ou até mesmo abandono que eu vivi com eles. Hoje na tua presença quero perdoar os meus pais, por tudo que me machucaram. Lava do meu coração as mágoas, tristezas e decepções que eu tive com eles. Quero amá-los de novo, e pelo menos rezar por eles para que sejam abençoados por Ti. E obrigado pelos bons momentos em que rimos juntos, passeamos, brincamos, nos alimentamos, aprendemos alguma coisa. Obrigado também pelo esforço deles em educar-me de alguma forma.



Mesmo que você possa ter tido muitas dificuldades de relacionamento com seus pais e talvez tenha até hoje dificuldade de diálogo, pensamento, esforça-te para pelo menos manter  uma chama de respeito, oração e carinho por eles, mesmo de longe, mesmo que não se falem muito, mesmo que não consigam conviver por causa da personalidade difícil, ou porque ainda existe intolerância entre vocês, ou doenças emocionais, problemas que precisam de cura interior ou libertação. Diga a verdade a Deus, porque Ele mesmo diz na palavra para os pais não decepcionarem seus filhos: " Pais não exaspereis vossos filhos, pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor. "  Efésios 6,4.
Deus quer a sadia convivência entre pais e filhos. Pede na Bíblia que eduquem seus filhos na sua doutrina. Mas quantos pais que tem tanto vazio no coração, sem fé, sem a graça de Deus e educou com o que tinha:drogas, alcoolismo, vícios, manias, neuroses, apegos, carências e tantas outras coisas ruins.
E se você hoje casou, tem uma família, muitas vezes acaba repetindo os mesmos gestos de agressão ou frieza, desamor, falta de paciência com sua família. Você quer isto? quando cai em si com certeza não. Mas porque acaba fazendo? Porque a gente dá o que a gente recebeu. Ninguém dá o que não tem. Talvez você não dê o mesmo vício ao seu filho que seu pai te deu, mas pode dar as consequências destas cenas que viu: raiva, frieza, desamor, apatia. Entende? De algum jeito a gente devolve.
Por isto se você se sente assim, pode conversar tranquilamente com Deus, porque Ele conhece a sua história e não vai te condenar se você não tem hoje grandes afetos pela tua família, mas você precisa pedir uma graça que só Ele dá nestas condições: De amar seus pais, sua família acima de todas estas coisas ruins e que ele não permita que você continue a exasperar, que você não continue como seus pais a dar exemplos ruins dentro de sua casa a seus filhos que todos os dias nos observam e se alimentam de nossos gestos, palavras e atitudes e vão levar estas cenas e marcas para o resto de suas vidas. Nos tornamos responsáveis pela formação de nossos filhos e família. E um dia prestaremos conta a Deus por isto. Podemos não ser os melhores, mas se ao menos pedimos a graça a Deus de nos ajudar a educar na doutrina Dele como Ele pede na Bíblia, já ajuda muito!





E quais são os gestos de amor?
A Bíblia ensina: O Amor é paciente, o amor é bondade, o amor é viver sem inveja, o amor é não ser arrogante, o amor é não ser orgulhoso, o amor não é egoísta, o amor não é se irritar, o amor não é guardar rancor.
Está em 1 coríntios capítulo 13.
Então se você pede a Deus a graça de amar seus pais acima das dores que você teve, já está começando a amar porque você quer que sua alma não guarde mais rancor deles. Você deseja a cura interior para viver melhor.
Tentar conversar sem arrogância, tentar fazer alguma gentileza se precisar, vai te fazer bem e ajudá-los também a sentir " o amor " que nunca souberam o que é de verdade.
Ouvi dizer que se você quer saber como um homem vai tratar sua esposa, repare como ele trata a sua mãe. É um ditado antigo mas ensina muito.
E as vezes tem muita verdade nisto!
Mas a Boa Nova é que Jesus veio para renovar todas as coisas.
Ele quebra as regras da educação que existe ou existiu, ou seja, o que você aprendeu na infância e leva para o resto da vida.Você leva sim, mas quando faz um encontro profundo com Jesus, Ele cura esta infância dolorosa, te restaura de novo e ensina a amar sua casa de uma forma bem melhor!
Já vi muitos filhos convertidos que começaram a levar o amor santo, puro para suas casas depois que tiveram um encontro com Deus e ainda ensinaram seus pais a amarem de verdade e a viver com Deus também.
Tudo é possível ao que crê.
Se teu pai tem vício de beber, jogar, fumar, adulterar, e você já teve um encontro com Deus seu gesto de amor é orar por ele para que ele se liberte e conheça o caminho da santidade.


Então pense com carinho neste assunto, reze e se você teve dificuldades que o levou a ignorar a história de seus pais eu te convido hoje a fazer a reflexão das perguntas abaixo que a Santa igreja nos aconselha a meditar e fazer um confissão neste sentido. E depois passe a rezar pelo seus pais vivos ou falecidos e peça a Deus que seu amor cresça por eles para que possa aos poucos fazer outras coisas por eles também.
Se teus pais são falecidos. Mande rezar uma missa por eles, manifestando este gesto de amor. Participe com amor desta missa!
Deus o abençoará muito por isto!
Muito mesmo!

Quarto mandamento- Honrar Pai e Mãe:

- Faltei com amor aos meus pais e a meus filhos?
-Dei mau exemplo?
-Fui impaciente em casa?
-Fui impaciente com a família?
-Fui bruto ou estúpido?
-Dialoguei com meus filhos?
- Escandalizei meus filhos?
-Agredi com palavras, gestos ou atos?
- Abandonei minha família?
-Descuidei de meus pais na velhice?
- Vejo no meus pais e nos meus superiores representantes de Deus?

" Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforça-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia."

Um comentário: