terça-feira, 10 de junho de 2014

A cura pela confissão- Quinto mandamento- Não matar.

Na Bíblia Deus disse: " Não matarás ". Está no capitulo 20 do livro de Êxodo, versículo 13. Com certeza este mandamento é muito claro para todos nós e naturalmente dentro de uma vida sadia não desejamos a morte e nem queremos ser vítimas dela de uma forma trágica e difícil. Mas infelizmente o mundo mostra que muitas pessoas são vítimas e muitas são canais deste ato que vai contra a vontade de Deus. Faltam com o respeito para com a vida do outro ao ponto de tirar a vida dela.





" A vida humana é sagrada porque desde sua origem ela encerra a ação criadora de Deus e permanece para sempre numa relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deus é o dono da vida, do começo a fim; ninguém, em nenhuma circunstância, pode reivindicar para si o direito de destruir diretamente um ser humano inocente. "  Catecismo da Igreja Católica-2258



Graças a Deus podemos ter a paz neste mandamento quando já pensamos de imediato: Bom, não matei ninguém, então, está tudo bem.
Com certeza neste ato violento sim, mas existe outros fatores que a igreja nos orienta a fazer uma reflexão neste mandamento de não matar também em relação aos atos que fazemos a nós mesmos e aos outros atentando a vida, colocando a nossa  e a vida do outro em risco.
Nestes atos temos que refletir  sobre: o ódio, a vingança, a tentativa de suicídio, o escândalo, o cuidado com a saúde, o respeito a integridade corporal, a cólera, o aborto que podemos estar  alimentando dentro de nós ou cometendo em atos concretos.
São situações que não matam de uma vez, mas matam aos poucos...


Começando pelos sentimentos de raiva, ódio e vingança:
ao lembrar o preceito " Tu não matarás " Nosso Senhor pede a paz do coração e denuncia a imoralidade da cólera assassina e do ódio.
A cólera é um desejo de vingança.
O ódio voluntário é contrário à caridade.
O ódio ao próximo é um pecado quando o homem quer deliberadamente seu mal. ( Catecismo- 2302)
Jesus nos pede ao contrário: " Eu porém, vos digo: amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos de vosso Pai que está nos céus..." ( Mateus 5,44-45)


O que precisamos refletir:
Como você lida com seu ódio ou raiva? Em princípio ele é um sentimento que todos nós temos, mas não podemos deixar que ele nos domine, ou passamos a viver e a agir por conta disto. Muitos por causa do ódio, acabam com a vida de outra pessoa emocionalmente porque começam a fazer torturas psicológicas, outras tiram a paz com gritarias, brigas, ofensas, outras tramam coisas para tirar o companheiro ( a ) de alguém, o emprego, um projeto, um filho, a moral,etc...
É muito sério isto diante de Deus!  
A inveja também faz muitas pessoas perseguirem outras pessoas.
Ter raiva, se irritar, explodir é natural em princípio se depois do ato você reconhece o mal que causa e entra com o perdão,e a oração ao Espírito Santo para controlar todo o seu ser.
E o controle pode chegar a tamanho grau e profundidade que a pessoa nem demonstra mais as raivas e ódios com frequência.
Muitos santos superaram isto com orações e mortificações e conseguiram.


O Escândalo também é outra situação que  pode causar grandes danos a vida de uma pessoa. 
Não este escândalo de uma " gritaria no meio da rua" por exemplo, mas escandalizar com atitudes que decepcionam profundamente outra pessoa e pode levá-la a grandes traumas de rejeição, desmotivação para viver e ainda pode levar o outro a morte espiritual.
No Catecismo diz também que o escândalo é a atitude ou comportamento que leva o outro a praticar o mal. Quem escandaliza torna-se o tentador do próximo.
Jesus diz: " Caso alguém escandalize um destes pequeninos, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar."  Mateus 18,6.
O escândalo pode ser provocado pelas leis ou pelas instituições, pela moda ou pela opinião.
O escândalo é grave quando por natureza a pessoa tem por função ensinar e educar os outros, e rouba este espaço com atitudes e gestos contrários a esta ação educadora.
Quantos pais,avós,babás, padrastos, madrastas, tornam-se escândalos para seus filhos,netos ou enteados(as) quando são omissos ou portadores em atos graves que se cometem dentro do lar, como abusos sexuais, agressões físicas, estimulação do erro, dos vícios, das maldades, ou omissão na educação e no zêlo para com a criança e ou adolescente. Ou mesmo professores, educadores e figuras religiosas que pregam de uma forma e cometem atos desumanos.


Se você está falando uma coisa para seu filho, seu enteado ( a), seu aluno, em princípio e fazendo outra coisa, precisa refletir seus atos e pedir perdão a Deus, caso criou situações que possa ter gerado desamor, decepção, e até morte espiritual: falta de fé, tristeza, depressão, desconfiança de Deus...
Peça a Deus a graça de ser um bom pai, mãe, padrasto, madrasta,avô, avó, para levar às crianças e adolescentes uma vida digna de respeito.


E também refletir sobre sua saúde. Ter cuidado com si mesmo( a) na alimentação, na dosagem dos remédios, os excessos de comida e bebida que levam a deixar sua vida em estado de alerta!
Fui tratada por uma médica no interior que sempre me dizia quando eu ia na consulta: Nice, a maior parte das doenças que trato aqui é por má alimentação. E doenças graves que podem levar à morte.
Manter-se sóbrio, saudável para direcionar sua vida e a dos outros na paz e na graça é o que Deus espera de nós,  principalmente  se você tem uma família. Eles dependem de sua saúde para se manterem saudáveis também.
No caso de pessoas que sofrem do pânico, e tomam remédios, busque sempre a orientação do médico, e tome corretamente. Se algo não estiver bom, efeitos colaterais muito ruins, converse com ele, para trocar, mas obedeça, não pare o tratamento por conta e nem tome o que outra pessoa está tomando. Isto é respeitar sua saúde. E homens obedientes tem muitas vantagens diante de Deus até para alcançar a sua cura.



Outras situações também como o aborto, a embriaguez, atos que são questionáveis no mundo de hoje, mas para Deus tudo o que tira a vida não é correto. Como acreditamos no Deus do impossível, no Deus que liberta os cativos, tira da prisão, que de todo mal tira um bem, devemos acreditar sempre na vida e deixar que Deus tire um bem do mal cai sobre nós.
Se você é tentado a ter pensamentos suicidas, de morte, de que o outro morra e não eu, etc... comece a rezar mais e peça a Jesus a graça de purificar seus pensamentos no sangue derramado da cruz. Renuncie estes pensamentos. Faça o sinal da cruz na sua fronte e renuncie. Diga a Jesus: Senhor eu não quero desejar a morte para ninguém e nem para mim. Eu renuncio isto. Eu desejo a vida, a paz, a cura e a libertação de tudo aquilo que gera a morte.
Dai-me esta graça Senhor. Fortalece meus pensamentos e meus atos em Ti.
Vem Espírito Santo reinar no meu coração com a vida plena! Amém.

Então faça sua reflexão e se sentir alguma coisa no seu coração, procure o sacerdote e faça sua confissão:

Quarto mandamento- Não matar

- Expus-me ao perigo?
- Tentei suicídio?
- Fui imoderado no comer e beber?
- Usei tóxicos?
-Tive raiva do meu próximo ou lhe desejei o mal ou a morte?
-Roguei praga contra as pessoas?
-Incitei alguém para o pecado?
- Disse palavras injuriosas para o meu próximo?
-Maltratei, feri, matei os animais por diversão, por maldade?
-Espanquei, feri, matei alguém?
-Mandei ou aconselhei a matar?
- Aconselhei ou provoquei aborto?
-Dei mau exemplo?
-Pus em perigo a saúde do próximo?
-Dirigi embriagado ou abusei no volante?
-Preocupo-me com a fome das outras pessoas carentes?

" Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário