O que é castidade? Castidade é a atitude de compreender a importância da sexualidade que Deus, como Pai e amigo, dá para as pessoas e valorizando cada vez em nós essa sexualidade, respeitar-se e respeitar os outros com alegria de coração e clareza de sentimentos.
Assim, faremos deste ato um grande gesto de louvor e agradecimento a Deus pela beleza e harmonia de sua obra em nós.
Não pecar contra a castidade é respeitar o sexo, é compreender a sexualidade.
É conviver naturalmente com a presença dos órgãos sexuais e suas reações naturais em nosso corpo pois eles são o mais rico instrumento que Deus criou para a transmissão da vida, vínculo de amor.
Desrespeitá-lo é ser extremamente egoísta.
Ser sexualmente egoísta é pecar contra a castidade.
Deus nos pede total respeito ao sexo, com muita naturalidade, porque a vida merece respeito, merece ser valorizada.
Aceitar-se sexualmente é viver fraternidade na diversidade sexual.
(Texto extraído do livro Preparando minha confissão- Pe. João Pedro da Silva Peres- Editora Salesiana.)
A relação sexual é com certeza um dos prazeres que Deus deu ao homem para completar sua humanidade, sua essência como pessoa. Mas como o texto acima disse, faz parte dele um ato de Louvor e agradecimento a Deus pela beleza e harmonia criada em nós.
Pela sexualidade nos reconhecemos como portadores da vida, do amor e da graça de Deus.
Mas infelizmente por ser um ato de extremo prazer atrai o egoísmo.
O homem atraído pelas paixões da carne sempre quer todas as coisas boas para si, aquelas que dão prazer para ele.
Muitos se relacionam com outras pessoas até mesmo na " amizade " que depois percebemos que é falsa para conseguir as vezes status, empregos qualificados, dinheiro do outro ou outros interesses egoístas. E na sexualidade também entra este jogo.
Eu quero me relacionar com o outro para satisfazer a mim, sem pensar nas consequências que causam.
Achei forte a palavra que o texto diz: extremamente egoísta.
E se meditar profundamente é mesmo!
Pessoas que buscam prazer a cada dia em pessoas diferentes são extremamente egoísta.
E o egoísta não tem nada a oferecer, não desenvolveu ou não entendeu a capacidade de amar o outro. Então o que ele dá neste ato nunca é amor, e consequentemente a pessoa que está recebendo e pensa que se entregou por um ato de amor, na verdade se entregou por um ato de egoísmo.
Qual o final disto: desilusão, decepção, vazio, vício sexual, carência,etc...
Se você deseja ser amado de verdade, na essência da sua alma, deve se fazer respeitar e não aceitar qualquer ato egoísta sobre você e seu corpo.
Ainda mais nos tempos de hoje onde a imagem do corpo sensual está abusada e apelativa.
Na Bíblia diz: " No fim dos tempos virão impostores, que viverão segundo as suas ímpias paixões; homens que semeiam a discórdia, homens sensuais que não têm o Espírito". Epístola de Judas, 18,19.
Precisamos muito da graça de Deus para viver na castidade, porque a carne é fraca, e se estamos carentes nos entregamos facilmente mas depois sofremos ainda mais com este ciclo de carência.
Quantas histórias conhecemos de pessoas que passaram a ter depressão, pânico, doenças físicas por causa dos erros cometidos na sexualidade, e nas decepções que outras pessoas causaram por causa de seu egoísmo.
Sentir o egoísmo do outro na nossa pele dói demais, fere muito.
Só uma alma plena do Espírito Santo, plena da graça de Deus consegue preencher estas carências e dar um outro direcionamento sadio para a sua sexualidade. Se libertar o egoísmo.
Se você hoje se sente assim, sem forças e vivendo dentro deste egoísmo mas deseja uma mudança, vida nova na sua sexualidade, vamos meditar as perguntas abaixo e fazer depois uma boa confissão.
" Não pecar contra a castidade "
- Faltei ao pudor?
- Cometi pecados sexuais comigo mesmo ou com outros?
-Provoquei desejos sexuais através de leituras, piadas, toques, cinemas, bailes, trajes indecentes, filmes, revistas ou livros pornográficos?
-Convidei alguém para o pecado do sexo?
-Tive relações sexuais fora do matrimônio?
-Desrespeitei meu corpo,meus órgãos sexuais?
-Olhei maliciosamente?
" Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário