quinta-feira, 3 de julho de 2014

A cura pela confissão- Décimo mandamento- Não cobiçar as coisas alheias

Este é o ultimo mandamento para meditarmos e avaliar nosso coração diante de Deus.  Não " Cobiçar " . O que é cobiçar? No dicionário descreve: Avidez de bens materiais. E o que é avidez? No dicionário diz: Que deseja com ânsia, cobiçoso, muito sedento ou faminto.
Então o que Deus nos conduz neste mandamento é justamente não sermos pessoas que desejam de forma enorme, exagerada, a querer ter as coisas iguais a dos outros. Aí entra a inveja. Eu desejo ser como ela, ter o que ela tem, e acaba sofrendo porque como é que vamos ser a outra pessoa? ou como vamos ter as coisas que ela tem, que ela conquistou dia a dia, ou até mesmo possa ter vindo de uma família muito bem sucedida. Esta é a história de vida dela e não a minha.


A vida tem muitos mistérios diante de Deus, até mesmo a divisão de coisas, de bens, uns com tantos e outros com nada. De fato cada um recebe na vida uma medida de coisas e cada um de nós prestará contas a Deus do que recebeu, como usou , mas o que precisamos ter claro em nós é que estas diferenças é que nos faz único, com uma realidade individual para sermos colaboradores deste mundo. Ninguém levará nada daqui. Isto é fato, mas enquanto vivemos precisamos sentir paz com aquilo que somos e aquilo que temos e também usar os recursos que Deus mesmo deu ao homem para conquistar o melhor para sua vida através, dos estudos do esforço, da determinação e disciplina para conquistar suas metas materiais dentro da vocação a que cada um foi confiado pelo trabalho diário.


" Esforçar-se sempre mais para melhorar as próprias condições de vida, sem invejar o que os outros têm, o que são, o que aparentam. Viver a realidade da vida sem ciúmes ou inveja do que os outros têm traz harmonia pessoal. A inveja e o orgulho fizeram Caim matar seu irmão Abel! 
( Preparando minha confissão- Pe. João Pedro da Silva- Editora Salesiana)

Eu vejo que em tudo precisamos da graça do Espírito Santo, mas viver em paz com o que temos e somos, porque o mundo oferece sempre muitas coisas e nunca estaremos satisfeito com o que temos ou com um certo limite que podemos chegar e não colocarmos esta " ânsia " de ter nas mãos de Deus.
Ele mesmo diz na Bíblia que fez ricos e pobres, que dá o pão até a quem está dormindo, e a quem muito foi dado, muito será cobrado.
Será que todos nós estamos preparados para viver com tantas coisas?

" Não cobiçar as coisas alheias "

- Furtei alguma coisa dos outros?
-Tive inveja do que os outros conseguiram e têm?
-Peguei dinheiro escondido do meus pais, superiores ou qualquer outra pessoa?
-Cobicei coisas alheias ou planejei algum furto?
-Paguei as dívidas?
-Procurei reparar os danos causados?
-Enganei meu próximo na compra ou venda de alguma coisa?
- Desperdicei tempo no trabalho?

"  Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de Vos ter ofendido porque sois tão bom e amável. Prometo com Vossa Graça esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, Misericórdia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário