segunda-feira, 29 de junho de 2015

A ansiedade gerada pela Tecnologia! Como evitar?

Estamos vivendo uma época onde a Tecnologia está cada vez mais forte,atualizada e com recursos muito bons para todos nós. Os computadores, celulares, Tablets, e tantas outras coisas assim, nos encantam e nos facilitam muito. Não tem como negar esta funcionalidade.



Mas esta tecnologia pode e infelizmente já está causando muitos problemas em muitas pessoas porque o uso contínuo está levando a um novo comportamento que conforme o Dr. Augusto Cury explica em seu mais recente livro
 " Ansiedade" chama-se: SPA ( Síndrome do Pensamento Acelerado)


Eu comprei este livro, li e recomendo que você leia, principalmente se já tem uma forte tendência ao transtorno da Ansiedade ou ao Pânico. Fica difícil eu explicar todo o conteúdo do livro aqui, mas me chamou muito a atenção para alguns comportamentos desta Síndrome que vem crescendo devido ao uso da Tecnologia. Mas como assim ? Como que pode ter uma Síndrome acessando internet e mexendo em celulares? Pois é. Infelizmente pode sim.


Nosso cérebro graças a Deus tem uma capacidade enorme de aprender, guardar imagens, sons, e tantas coisas para o nosso bem, para o nosso desenvolvimento. Só que a tecnologia vem apresentando um exagero de imagens, sons que nos induz a ver tantas fotos, vídeos, posts, que acaba acelerando nosso pensamento.  E quando isto acontece, além de ficarmos viciados em olhar,olhar, ver, ver, ouvir, ouvir..o montante de imagens e sons aceleram todo o nosso metabolismo que responde com sintomas que infelizmente começam a entrar num quadro de transtornos também.


O Pensamento acelerado traz os seguintes sintomas que se torna prejudicial:

- Tem a sensação de ser esmagado pela rotina diária. Começa a achar que 24 horas por dia não é o suficiente para resolver todas as suas coisas gerando uma angústia muito grande.

-Há um sentimento persistente de apreensão. ( inquieto)

-Começa a ter falta de memória e déficit de atenção.

- A pessoa fica com bastante irritabilidade ( se irrita com tudo facilmente)

-Começa a ter o sono alterado. 

- O humor passa a ficar flutuante, instável.

- Também tem uma nova situação que é NOMOFOBIA que é o medo de ficar sem o celular.  

- Muitas crianças que a cada dia tem mais acesso a tecnologia já estão apresentando este sintomas e trazendo grandes dificuldades de aprendizado e concentração na escola. E como é difícil aprender sem concentração.




Segundo os especialistas em síndromes, eles aconselham que se você está se sentindo assim com alguns destes sintomas e usa muito computadores, celulares , redes sociais, que procure um especialista para trabalhar uma nova mudança em sua vida. É preciso adotar um " novo estilo de vida " Saber dosar o uso da tecnologia e também buscar novas alternativas saudáveis para sua mente e seu corpo e também sua alma. Porque vícios nos aprisionam e levam a angústias profundas, depressão, tristezas, e tantas coisas que não nos faz bem.



Precisamos levantar um pouco nossos olhos ( hoje tão comum abaixar a cabeça para ficar só vendo nossos celulares) e nos esforçar para ver a vida que é um dom tão precioso e está passando rapidamente. Praticar outras atividades como exercícios físicos, colocar um lazer em sua rotina torna-se necessário para combater este mal. Faça pausa no seu dia, provoque um relaxamento sem o uso da tecnologia mas escutando uma boa música, tranquila, caminhando um pouco, contemplando a natureza, lendo um bom livro, sem nenhuma outra atividade junto. Saia com amigos, sem celular na mão. Senta pra conversar, jogar conversa fora, rir um pouco, cantar juntos, tocar um instrumento. Brinque com  as crianças de sua família ou suas se tiver filhos. Pense algo novo, criativo. Cuide de sua mente. Ela é um dom precioso que DEUS te concedeu e Ele mais do que nunca quer te ver bem e feliz!
Peça ao Espírito Santo a graça de usar bem a tecnologia mas não se apegar a ela. Muitas carências que temos acabamos querendo preencher com estas coisas. Seja feliz! Liberte-se daquilo que não te faz bem!
Deus pode te ajudar! 
E não tenha medo de buscar ajuda profissional se precisar. Os psicólogos são profissionais abençoados por Deus.

Vamos rezar por isto:

Senhor Jesus , nós Te Louvamos e Te glorificamos pela tecnologia e pela ciência que com certeza vem das mãos Daquele que tudo criou e pensou para nós nesta terra. Senhor eu entrego agora a minha mente e consagro ela a Ti. Eu desejo Senhor que a tecnologia faça bem à minha mente e não me aprisione em nada.
Ajudai-me Senhor a usar bem quando eu preciso e também a descansar a  minha mente com atividades que me edificam e me relaxam.
Vem com o teu Espírito Santo me iluminar quando preciso parar. Dai-me forças Senhor e não permita que minhas carências sejam preenchidas pela tecnologia, mas por Ti Senhor que pode nos preencher de muita paz, muita graça e muito Amor. Obrigado Senhor pelo dom da minha vida!
Glórias e Louvores a Ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário