sexta-feira, 3 de julho de 2020

Festa de São Tomé - por Rafael Tafarello

Festa de São Tomé, Apóstolo

Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles.
Hoje é festa do Apóstolo Tomé, aquele que ficou estigmatizado na história como "o que duvidou". Nós já sabemos porém, que o mérito da dúvida pairava sobre quase todos os discípulos. Não foi algo exclusivo de Tomé. Ele simplesmente externou o que era uma questão de muitos. Um dos aspectos mais bonitos desta narrativa evangélica tão querida e conhecida nossa, é a questão do tempo. Jesus oferece a Tomé um tempo que não foi dado a nenhum outro Apóstolo. Oito dias foram precisos para que a dúvida de Tomé se transformasse em certeza. E se transformou! Tomé vai muito além do esperado. Ao ver Jesus ressuscitado ele não exclama: "Tu estás vivo!" Ou algo desse gênero. Jesus dá a ele aquilo o que ele desejou: A possibilidade de tocar as suas chagas Ao tocá-las, ele sai da dúvida à fé e na fé experimenta a divindade de Jesus. Como disse, ele não irá dizer "Tu estais vivo", não.  O que ele diz é: Meu Senhor  e meu Deus. Tocando as chagas, ele toca no próprio Deus. Quanto tempo será necessário para nós, meus queridos irmãos e irmãs, para sairmos da dúvida à fé e da fé ao amor? Não sabemos, mas uma coisa é certa: o Senhor é paciente e mais do que nós, ele entende que mesmo as flores não desabrocham todas de uma só vez. Cada um de nós tem um tempo: uns oito dias, outros, oito anos e outros ainda, toda uma vida.
Tomás Halik, sacerdote, teólogo e escritor da República Tcheca, irá lembrar num dos seus livros que falam justamente sobre a figura de Tomé, que se quisermos tocar as chagas de Cristo, basta que toquemos nas feridas do mundo e são tantas as feridas deste nosso mundo: pobreza, desemprego, abandono, prostituição, drogas, depressão, guerras, doenças, violência, corrupção....quantas chagas que marcam não somente as mãos e o lado de tantos irmãos e irmãs nossos. Tocando estas feridas concretas, podemos fazer a mesma experiência de Tomé. As feridas do mundo, são as mesmas do Ressuscitado.
Que neste dia, dedicado sempre ao coração de Jesus, ardente de amor por nós, São Tomé nos inspire e interceda pelo nosso mundo.

Rafael Tafarello



Feridas
Arautos do Rei



Oração: Senhor Jesus, quantas vezes eu me apresento também diante de vós, como São Tomé, tão incrédulo(a) Senhor, apesar de  ter recebido tantas graças muitas vezes, apesar de ter sentido seu Amor por mim,  e de repente, tem dias que estou assim.. num vazio interior, sem  forças pra acreditar  porque estou ferido (a) Senhor. Tu sabes os caminhos que andei , as marcas que o pecado, as dores, e os medos  me causaram, Tu sabes tudo que passei e estou passando ainda neste momento. Me perdoe Senhor, se não consigo te amar como deveria. Ajuda-me Senhor! Que a tua graça me basta Senhor. Quero que continues sendo o meu Senhor, o meu Deus, mesmo que todas as contrariedades me empurre para descrença e para o vazio na alma. Eu creio  Senhor mas aumenta a minha fé! Obrigada pela sua paciência amorosa para comigo Senhor. Contigo eu sei que eu vou estar bem.

Nice Iász



Meu Senhor e Meu Deus
Eugenio Jorge


Nenhum comentário:

Postar um comentário